Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18408
Título: Avaliação da influência do estado quase-estacionário nas características de cordões intermitentes
Autor(es): ONTIVEROS, Glauber Augusto Matheus Gomes
Orientador(es): BORGES, Maria Cristina Carrupt Ferreira
SOUZA, Gisélia Alves
Outro(s) contribuidor(es): BORGES, Maria Cristina Carrupt Ferreira
VIEIRA, Deisi
CAMPOS, Marcelo Augusto
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Soldagem
Data do documento: 14-Dez-2018
Editor: 133
Referência Bibliográfica: ONTIVEROS, G. A. M. G.; Avaliação da influência do estado quase-estacionário nas características de cordões intermitentes. Trabalho de graduação. Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba. Pindamonhangaba. 2018.
Resumo: Na soldagem a arco-elétrico, muitas vezes não é possível realizar um cordão do início ao fim, com uma única abertura do arco, devido alguns empecilhos encontrados nos processos e procedimentos. Um exemplo é o processo Shielded Metal Arc Weldingde (SMAW), popularmente chamado de eletrodo revestido, que se limita à um certo comprimento de cordão devido ao pequeno tamanho do consumível. Então, em casos de soldas de grande comprimento, é necessário a realização de cordões intermitentes, onde o início de um cordão se sobrepõem ao final do cordão anterior. Quando o arco elétrico é aberto, leva um tempo para que o fluxo de calor através do metal base se estabilize. Quando essa estabilidade é alcançada, dizemos que o material atingiu o estado quase-estacionário de condução de calor. O estado quase-estacionário é caracterizado por uma distribuição uniforme de temperatura, no metal de base, para um observador posicionado sobre a fonte móvel de calor. Antes desse estado ser atingido, a distribuição não uniforme de temperatura influência nas propriedades termo físicas do material, alternando a transferência de calor, a geometria da poça de fusão e por consequência a morfologia do cordão e a transformação de fase na Zona Termicamente afetada (ZTA). Este trabalho tem como objetivo verificar se a condição de estado quase-estacionário tem influência sobre o perfil de solda, em cordões intermitentes. O material utilizado foi o aço inoxidável austenítico AISI 304. A distância percorrida até o estado quase- estacionário ser atingido, foi calculada e marcada sobre as chapas. Foram depositados dois cordões intermitentes com procedimentos diferentes. De cada cordão, foram retiradas três amostras para verificar o perfil antes e após o estado quase-estacionário ser atingido. Para avaliar os cordões, foi feita análise metalografica e perfil de microdureza. Os resultados mostraram pequenas variações nas características geométricas dos cordões, em diferentes situações analisadas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18408
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TG Glauber Augusto.pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.