Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18377
Título: Estratégias de marketing de luxo para a consolidação de uma empresa
Título(s) alternativo(s): Luxury marketing strategies for consolidating a company
Autor(es): FRIAS, Emily Caroline de Sousa
Orientador(es): SILVA, Adriana Monteiro da
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Marketing;Marcas
Data do documento: 2021
Editor: 105
Referência Bibliográfica: FRIAS, Emily Caroline de Sousa. Estratégias de marketing de luxo para a consolidação de uma empresa, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2021.
Resumo: O luxo está relacionado aos sonhos e subjetividades dos indivíduos, sendo um conceito que acompanha a humanidade desde seu princípio. Antes de tornar-se um mercado, o luxo não poderia ser obtido, a menos que a pessoa fosse proveniente da nobreza, fato que se alterou com a ascensão da classe burguesa, desta maneira, poderia ser obtido por quem fosse suficientemente abastado. A partir do século XX, o luxo passou a ser representado por marcas, cuja manutenção é realizada por estratégias de marketing. Contudo, as práticas de marketing de luxo trazem aspectos diferentes daquelas utilizadas pelo marketing tradicional, especialmente no tocante ao posicionamento ante a concorrência, demanda e exclusividade, gerando necessidade de cautela por parte do profissional de marketing, considerando que imprecisões resultam em desprestígio da marca. Esta pesquisa propõe-se a analisar, fundamentando-se no composto de marketing, os comportamentos dos consumidores e estratégias que devem ser utilizadas por empresas neste setor, sendo realizada pesquisa exploratória bibliográfica, para fins de verificação do mix de marketing tradicional e de luxo, e pesquisa secundária, para análise dos estudos de dois casos. O primeiro apontou que não se pode basear a estratégia de criação de produto somente na exclusividade de seus insumos, devendo procurar inovações em outros processos produtivos. Enquanto o segundo ressalta que a marca deve utilizar abordagem emocional para construir uma conexão profunda com seu cliente, transmitir seus valores e tradição, podendo utilizar da estratégia de storytelling para narrar histórias, proporcionando memórias e sensações que serão relacionadas à marca e aos seus produtos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18377
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Emily Caroline de Sousa Frias.pdf
  Restricted Access
612.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.