Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18375
Título: Importação de folhagem in natura: sua legalidade
Título(s) alternativo(s): Import of fresh foliage: its legality
Autor(es): FERREIRA, Bruna Gabriele
Orientador(es): NOGUEIRA, André Meschiatti
Outro(s) contribuidor(es): SOUSA, Larissa Botelho de
CANTARELLI JUNIOR, João
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Legislação;Transporte
Data do documento: 2021
Editor: 105
Referência Bibliográfica: FERREIRA, Bruna Gabriele. Importação de folhagem in natura: sua legalidade, 2021.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar as exigências legais para o transporte da erva guayusa, uma planta que vem do Equador como matéria prima in natura, folhas da planta secas recebidas a granel, prontas para a produção dos chás e energéticos. Para demonstrar este produto novo no mercado, os alunos do curso de comércio exterior criaram uma empresa fictícia cujo nome é Guayusa Indústria de Bebidas Ltda., situada na cidade de Indaiatuba desde 2019, é uma organização brasileira cujo o objetivo social é a venda de bebidas energéticas a base da erva Guayusa. A empresa foi criada com o intuito de inovar o mercado de bebidas energéticas, trazendo um novo ingrediente em sua fórmula para o mercado brasileiro. A pergunta problema destacada neste trabalho é; qual exigência legal para o transporte de matéria prima in natura vinda do Equador? Para ser respondida esta pergunta, há duas hipóteses a serem demonstradas neste trabalho, 1) Quais os órgãos federais envolvidos que são responsáveis pela entrada do produto no Brasil. 2) E sendo autorizado pelos órgãos envolvidos, qual a exigência para o transporte da erva. Para tanto, o procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa em artigos científicos, acadêmicos e livros como fundamentação teórica e também da legislação brasileira e órgãos regulamentadores, foi possível compreender melhor os caminhos teológicos para desenvolvê-lo. Portanto, pretende-se concluir este trabalho informando quais órgãos federais envolvidos que são responsáveis pela entrada do produto no Brasil e quais as exigências legais para o transporte do mesmo vindo do Equador para o Brasil.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18375
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Gabriele Ferreira.pdf
  Restricted Access
327.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.