Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18298
Título: Marketing de relacionamento aplicado ao mercado de artistas visuais independentes
Autor(es): RODRIGUES, Allan Alves Gumieiro
OLIVEIRA, Ana Clara Araújo
YOSHIKAWA, Ana Clara Harumi Pereira
OLIVEIRA, Ana Júlia Araújo
ALVES, Ana Júlia Santos
QUISPE, Bruna Mamani
CARVALHO, Eduarda Felix de
CAVALCANTI, Guilherme Morais
SANTANA, Juliana Araújo
SILVA, Larissa Campos Felix da
PANÃO, Mariana Julia da Silva Neves
RIBEIRO, Mariana Pires
Orientador(es): COSTA, Karin Kelly Alves
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing de relacionamento;Marketing on-line;Artes;Marketing (ferramentas)
Data do documento: Dez-2023
Editor: 210
Referência Bibliográfica: RODRIGUES, Allan Alves Gumieiro; OLIVEIRA, Ana Clara Araújo; YOSHIKAWA, Ana Clara Harumi Pereira; OLIVEIRA, Ana Júlia Araújo; ALVES, Ana Júlia Santos; QUISPE, Bruna Mamani; CARVALHO, Eduarda Felix; CAVALCANTI, Guilherme Morais; SANTANA, Juliana Araújo; SILVA, Larissa Campos Felix da; PANÃO, Mariana Júlia da Silva Neves; RIBEIRO, Mariana Pires. Marketing de relacionamento aplicado ao mercado de artistas visuais independentes. 2023. Trabalho de conclusão de curso. (Ensino Médio com habilitação profissional de Técnico em Marketing). Etec de Poá, Poá, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a pertinência da aplicação de estratégias de marketing ao mercado de artistas visuais independentes através da criação de uma consultoria de marketing fictícia voltada para suprir as necessidades desse público. A partir da realização de pesquisas bibliográficas e da análise do comportamento do público-alvo através de questionário, os autores confirmaram a pertinência da intervenção do marketing no mercado de artes visuais. Dessa forma, a consultoria fictícia Artemísia tem como objetivo colocar em prática as ações analisadas visando ajudar artistas visuais independentes a conquistar espaço no mercado e a crescerem como profissionais, usufruindo especificamente das ferramentas de marketing de relacionamento, digital e de conteúdo a fim construir e manter um relacionamento sólido entre o artista e seus clientes, além de, claro, divulgar e vender seu trabalho.
This paper aims to investigate the relevance of applying marketing strategies to the independent visual artists market through the creation of a fictitious marketing consultancy aimed at addressing the needs of this audience. Through literature reviews and analysis of the target audience's behavior via a questionnaire, the authors confirmed the relevance of marketing intervention in the visual arts market. Therefore, the fictional consultancy Artemísia aims to implement the analyzed actions to assist independent visual artists in gaining a foothold in the market and growing professionally. Specifically, the consultancy focuses on utilizing relationship marketing, digital marketing, and content marketing tools to build and maintain a strong relationship between the artist and their clients. Additionally, the goal is to promote and sell the artist's work.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18298
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marketing-novotec_2023_2_allanalvesgumieirorodrigues_marketingderelacionamentoaplicadoaomercado.pdf555.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.