Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18223
Título: Uretrocistografia miccional pediátrica e refluxo vesicoureteral
Autor(es): QUERUBIN, Marita de Fátima Gonçalves
Orientador(es): DALAQUA, Francisco Carlos Duchevischi
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Cicatriz;Insuficiência renal
Data do documento: Jun-2013
Editor: 112
Referência Bibliográfica: QUERUBIN, Marita de Fátima Gonçalves. Uretrocistografia miccional pediátrica e refluxo vesicoureteral, 2013. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Radiologia) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2013
Resumo: O refluxo vesicoureteral (RVU) é uma das principais causas de insuficiência renal e hipertensão arterial em crianças e adolescentes. O objetivo deste trabalho é descrever o procedimento para a realização do exame de UCM em crianças, e relacionar a Uretrocistografia Miccional (UCM) pediátrica com o RVU. Mesmo sendo um exame invasivo com utilização de meio de contraste iodado e expor a criança à taxa de radiação considerada alta, a UCM ainda é muito empregada, classificada e aceita pelo Comitê Internacional de Estudos de Refluxo em Crianças como padrão-ouro, desde 1985 até os dias de hoje. A UCM ainda é o procedimento mais específico que permite graduar o RVU em 5 graus. Através de pesquisa e revisão de literatura em livros e periódicos do acervo da biblioteca UNESP e FATEC, e em sites específicos na Internet, este estudo aponta a correlação da UCM pediátrica e o RVU. Conclui-se, que os métodos de diagnósticos para o RVU são necessários e invasivos, enfatizando a importância da identificação, sendo que a análise do RVU é normalmente obtido na investigação de um quadro de infecção urinária. O exame padronizado para o diagnóstico do refluxo é a UCM, que permite o detalhamento anatômico, propiciando informações clínicas relevantes. Com as imagens obtidas do exame de UCM é possível direcionar o melhor tratamento, seja ele clínico ou cirúrgico, evitando a lesão renal, diminuindo os casos de insuficiência renal em longo prazo e melhorando o prognóstico da doença renal na infância e consequentemente na vida adulta.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18223
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARITA DE FÁTIMA GONÇALVES QUERUBIN.pdf
  Restricted Access
Uretrocistografia miccional pediátrica e refluxo vesicoureteral1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.