Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18159
Title: Desenvolvimento da relação entre ensino técnico e mercado de trabalho no Brasil - Uma ênfase em escolas técnicas estaduais
Authors: SANTOS, Guilherme Antonio dos
MELO, Jhennifer Blumer Alves de
KAWASHIMA, Kaiky Mendonça
MARIANO, Larissa Araujo
Advisor: ARRUDA, Rejane Aparecida de Oliveira
type of document: Artigo científico
Keywords: Trabalho;Mercado de trabalho
Issue Date: 7-Dec-2023
Publisher: 261
Citation: SANTOS, Guilherme Antonio dos; MELO, Jhennifer Blumer Alves de; KAWASHIMA, Kaiky Mendonça; MARIANO, Larissa Araujo. Desenvolvimento da relação entre ensino técnico e mercado de trabalho no Brasil - Uma ênfase em escolas técnicas estaduais, 2023. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC Darcy Pereira de Moraes, Itapetininga, 2023.
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Desenvolvimento da Relação Entre Ensino Técnico e Mercado de Trabalho No Brasil _ Uma Ênfase Em Escolas Técnicas Estaduais, trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa e a aplicação prática. Em aspectos atuais, com necessidade de se atentar quanto à eficácia e eficiência das instituições de ensino, visando a capacitação de seus alunos para a inserção ao mundo corporativo, abordando uma relação direta entre as três estruturas essenciais (educação, trabalho e sociedade), formando uma preparação eficiente à sustentação intelectual do estudante para o campo mercadológico, que por conseguinte possa refletir de forma satisfatória em prol da população. Os resultados coletados, estruturados na seguinte forma: inicialmente é apresentada um estudo aprofundado em o que é educação e ensino técnico, mercado de trabalho no Brasil, desenvolvimento das escolas técnicas, proposta preparatória para a inserção dos alunos no mercado de trabalho, estágio e alguns apontamentos teóricos, com base em René Hubert (1952), Paulo Freire (1983), Jean Piaget (1978), Marx (1967), Hegel (1803), Piaget (1970), Durkheim (1893) e entre outros, que colaboram ao desenvolvimento de jovens para com o mundo corporativo. As informações obtidas apontam que as escolas técnicas são de extrema importância para com o indivíduo em sua vida profissional, colaborando para o crescimento próprio e para a qualificação do campo mercadológico. Palavras-chave: Ensino Técnico. Trabalho. Mercado de Trabalho. Preparação. Desenvolvimento.
ABSTRACT This Course Conclusion Work entitled called Integrator Course to High School in the modality of Development of the Relation Between Technician Education and Job Market in the Brazil _ An Emphasis in Public Technician School, this is a qualitative-quantitative research and the practice application. In current aspect, with necessity of reflect it as to effectiveness and efficiency of the institution of education, directing the instruction of your students to the insertion to corporate world, approaching a direct relation between the three-essential formation (education, job and society), educating a virtuous preparation to intellectual sustentation students to the marketing area, that for therefore can to reflect of form satisfactory in advantage of population. The result collected structured in next form: initially is presented a thorough study in the what is education and technical education, job market in Brazil, development of the technician schools, preparatory proposal to the insertion of the students in the job market, stage and some theoretical remarks, with base in René Hubert (1952), Paulo Freire (1983), Jean Piaget (1978), Marx (1967), Hegel (1803), Piaget (1970), Durkheim (18930 and others, that collaborate to development, of youngs to with the corporate world. The information retrieved indicated that the technician’s schools are of extreme importance to if the person in your professional life, collaborating for the himself growth and to the qualification marketing field. Keywords: Technician Education. Job. Job Market. Preparation. Development.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18159
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.