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Título: Conversão de um motor movido a gasolina para um motor totalmente movido a etanol
Autor(es): CULLER, Agnaldo Vicente
FERREIRA, Gabriel Andrade
CAVALCANTI, Pedro Henrique de Moraes
Orientador(es): GOMES, Cleber Willian
Outro(s) contribuidor(es): GOMES, Cleber Willian
BORTOLUSSI, Roberto
KANASHIRO, Luis Roberto
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Motores de combustão interna;Engenharia automotiva;Etanol;Gasolina;Tecnologia;Veículos;Geração de energia alternativa
Data do documento: 23-Jun-2023
Editor: 160
Referência Bibliográfica: CULLER, Agnaldo Vicente ; FERREIRA, Gabriel Andrade ; CAVALCANTI, Pedro Henrique de Moraes. Conversão de um motor movido a gasolina para um motor totalmente movido a etanol. 2023. 72 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso ( Tecnólogo em Eletrônica Automotiva) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2023.
Resumo: A evolução das novas tecnologias para motores automotivos, vem reduzindo a permanência do MCI (motor de combustão interna) dentro do mercado em geral. Temse que soluções voltadas a geração de energia a partir de combustão para mobilidade urbana está com os dias contados, enquanto o advento do veículo movido a eletricidade, é um avanço natural alimentado por outros seguimentos, porém, uma dura legislação ambiental vem acelerando o ritmo desta inovação em uma escala exponencial.Com toda essa migração ocorrendo de um sistema de propulsão baseado em um modelo de combustão interna para um sistema de propulsão baseado em um modelo elétrico, os principais líderes do segmento vêm investindo na eletrificação e hibridação dos veículos. Mesmo com muito investimento, por fatores externos relacionados a geração de energia para o veículo elétrico, momentaneamente tornam os projetos mais impactantes ao meio ambiente se comparado a um MCI bem projetado. Na busca por soluções energéticas viáveis para um motor de combustão interna, surge como alternativa viável o etanol brasileiro. Tratasse de um combustível orgânico extraído a partir da fermentação da sacarose presente em plantas ricas em açúcares como a cana de açúcar principalmente. Neste material será realizado um estudo de caso à correspondente alternativas energéticas envolvendo à aplicação de etanol como combustível para movimentar motores de combustão por ao menos dez anos mais, ou seja, o período levado para que os veículos elétricos recebam todos os cuidados necessários para que sua análise de ciclo de vida seja a mais limpa possível.
Descrição: The advancement of new technologies vehicles engine has been reducing the permanence of the ICE (internal combustion engine) within the market in general. Solutions aimed at generating energy from combustion for urban mobility have their days numbered, while the advent of the vehicle powered by electricity is a natural advance fueled by other segments, however, a harsh environmental legislation has been accelerating the pace of this innovation on an exponential scale. With all this migration taking place from a propulsion system based on an internal combustion model to a propulsion system based on an electric model, the main leaders of the segment have been investing in the electrification and hybridization of vehicles. Even with a lot of investment, external factors related to energy generation for the electric vehicle, momentarily make the projects more impactful to the environment when compared to a well-designed MCI. In the search for viable energy solutions for an internal combustion engine, Brazilian ethanol emerges as a viable alternative. It was an organic fuel extracted from the fermentation of sucrose present in plants rich in sugars, such as sugar cane. In this material, a case study will be carried out on the corresponding energy alternatives involving the application of ethanol as fuel to move combustion engines for at least ten more years, that is, the period taken for electric vehicles to receive all the necessary care so that their lifecycle analysis to be as clean as possible.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18139
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



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