Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17970
Título: Relação interpessoal entre profissionais da saúde e pacientes diversos: um enfoque em radiologia
Autor(es): SILVA, Larissa Graziela Orlando e
Orientador(es): CASTRO, Adriane Belluci Belório de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Interação interpessoal;Hospitalização
Data do documento: Dez-2012
Editor: 112
Referência Bibliográfica: SILVA, Larissa Graziela Orlando e. Relação interpessoal entre profissionais da saúde e pacientes diversos: um enfoque em radiologia, 2012. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Radiologia) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2012
Resumo: A área da saúde no Brasil hoje se encontra defasada, e é fácil notar em noticiários, as frequentes reclamações das condições de atendimento, precariedade nas instalações e falta de profissionais capacitados em instituições públicas e particulares. Partindo disso, o presente trabalho teve por objetivo verificar o grau de satisfação de 200 usuários dos serviços da saúde no município de Botucatu – SP, com relação ao atendimento na área da saúde, dando enfoque no relacionamento interpessoal com profissionais da Radiologia. O nível de satisfação das pessoas foi medido através de questões fechadas e utilizados conceitos como: “péssimo”, “ruim”, “regular”, “bom” e “ótimo” para as variáveis de atendimento, equipamentos e o ambiente de trabalho. Seguindo esta linha de pesquisa, a revisão de literatura fez menção de outros profissionais da saúde (enfermeiros, médicos e atendentes hospitalares), com relação ao seu desempenho no atendimento e sua importância na relação profissional paciente, dando base à pesquisa realizada. A partir dos dados obtidos por meio das entrevistas, constatou-se que a percepção dos usuários sobre a saúde no município de Botucatu – SP foi satisfatória. Esses dados contrariam, em parte, a opinião pública de que o atendimento na saúde tem apresentado somente resultados negativos. A pesquisa realizada também demonstrou que a responsabilidade sobre o bom atendimento recai predominante sobre o profissional, de modo que o paciente não se percebe como corresponsável por esta relação interpessoal.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17970
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA GRAZIELA ORLANDO E SILVA.pdfRelação interpessoal entre profissionais da saúde e pacientes diversos: um enfoque em radiologia419.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.