Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17881
Title: Sistemas assistivos – prancha de comunicação
Other Titles: Assistive systems – communication board
Authors: FERNANDES, Kaio Henrique Vick
Advisor: GRACIOSO, Ana Carolina Nicolosi da Rocha
Other contributor: CAVICHIOLLI, Adriane
BORGES, Vanessa dos Anjos
type of document: Monografia
Keywords: Paralisia cerebral;Comunicação digital;Pessoas com deficiência
Issue Date: 23-Jun-2022
Publisher: 157
Citation: FERNANDES, Kaio Henrique Vick. Sistemas assistivos – prancha de comunicação. Orientador: Ana Carolina Nicolosi da Rocha Gracioso. 2022. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2022.
Abstract: Da concepção até a morte, o ser humano enfrenta obstáculos para o seu desenvolvimento, com variações de acordo com características e objetos que cercam o ambiente em que se vive. Pessoas com deficiência enfrentem maiores desafios, pois além dos obstáculos que permeiam o dia a dia do ser humano ainda precisam superar dificuldades que a deficiência proporciona. Tais dificuldades adicionais podem variar de acordo com a deficiência, em geral a habilidade de se comunicar e a cognição são as mais prejudicadas. A pessoa com paralisia cerebral além de poder apresentar problemas no desenvolvimento cognitivo devido à lesão do sistema nervoso central também apresenta deficiências motoras, dessa forma muitas vezes não é possível utilizar um meio de comunicação tradicional como a prancha de comunicação em papel, devido à necessidade de habilidade motora para manuseá-la. Dessa forma o desenvolvimento de um sistema para a criação de pranchas de comunicação utilizando imagens devidamente cadastradas possibilita que essas pessoas desenvolvam habilidades sociais e intelectuais, e possam até adquirir autonomia em suas atividades pois a personalização garante uma melhor alternativa para a situação de cada deficiente. Para o desenvolvimento do projeto foi adotada uma pesquisa aplicada em relação ao assunto citado, obtendo conhecimento através de estudos descritivos já realizados por outros autores, e assim proporcionando a criação de uma ferramenta simples, mas personalizável, atingindo assim o principal resultado esperado que é implementar uma prancha de comunicação para deficientes da fala.
The environment of creation and until death, the human being faced for its development with variations according to the characteristics of objects that surround in which it lives. People with disabilities face greater challenges, because in addition to the obstacles that permeate the day of the human being, they still need to overcome the difficulties that disabilities provide. Such difficulties may vary depending on a disability, with the additional ability to communicate and cognition generally being most impaired. A person with brain development problems is often unable to use a traditional means of communication as they often need paper communication motor skills to handle it. The development way of properly creating communication boards allows each person to improve their social and intellectual skills, so that each person can improve their social and intellectual skills, so that they can acquire an alternative acquisition in situation for a personalization of disabled. For the development of the project studies, an applied research was elaborated in relation to the mentioned subject, developing the knowledge through other authors, and thus the creation already carried out of a simple but customizable result tool, thus reaching the main expected that is implemented a communication board for the speech impaired.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17881
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ads_2022_1_kaiohvfernandes_sistemasassistivospranchadecomunicacao.pdf
  Restricted Access
3.64 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.