Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17863
Title: | Qualidade e satisfação no ensino técnico público na região do ABCD |
Authors: | SANTOS, Esther Bruna dos BRAGANÇA, Gleiziane Oliveira SANTOS, Jackson Wesley Silva dos SILVA, Janize Viana da OLIVEIRA, Juliana PEREIRA, Natalia Correia BRANDÃO, Thais Simas Brandão SILVA, Tuane Santana da |
Advisor: | LUGOBONI, Leonardo Fabris |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Ensino e aprendizagem;Satisfação;Motivação;Ensino profissional e técnico |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | 166 |
Citation: | SANTOS, Esther Bruna dos; BRAGANÇA, Gleiziane Oliveira; SANTOS, Jackson Wesley Silva dos; SILVA, Janize Viana da; OLIVEIRA, Juliana; PEREIRA, Natalia Correia; BRANDÃO, Thais Simas Brandão; SILVA, Tuane Santana da. Qualidade e satisfação no ensino técnico público na região do ABCD. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, Diadema, 2012 |
Abstract: | Atualmente, são muitas as exigências no mercado de trabalho, onde a busca por maior especialização profissional vem crescendo e, assim, investe-se cada vez mais na carreira visando maior qualificação para o exercício de uma determinada profissão. Desse modo, os cursos técnicos públicos tornam-se uma opção para aquele que procura ascensão profissional, pois além de ser um método que garante uma boa formação em um curto prazo também possui acessibilidade gratuita.
O presente estudo discute o conceito de qualidade no ensino técnico público, além de estabelecer sua relação com a motivação e seus desdobramentos para a satisfação da comunidade escolar. O objetivo é apontar e avaliar os principais quesitos de qualidade do ensino técnico público na região do ABCD, identificando a satisfação dos alunos nessas escolas. Uma vez que o espaço escolar técnico é um ambiente onde se formam personalidades profissionais, é de suma importância que ele seja atrativo para os alunos de forma que esses possam sentir-se à vontade para desenvolverem suas atividades sócio educativas, bem como seu pensamento crítico.
Considerando de extrema importância a satisfação do aluno para demonstrar o bom desempenho da instituição de ensino, buscou-se analisar os índices de satisfação em relação à qualidade de ensino oferecida por essas escolas de modo que os resultados obtidos servem de direcionamento para tomar conhecimento do que se pode melhorar em relação à qualidade das mesmas. Sendo assim, realizou-se uma coleta de dados por meio de um método qualitativo (onde o grupo de foco foram os alunos das Escolas Técnicas Públicas) e de um quantitativo (questionário com perguntas fechadas); tendo como cenário a Região do Grande ABCD, onde foram selecionadas três escolas técnicas públicas para a realização da pesquisa. Através da análise tornou-se possível a identificação dos principais fatores pertinentes ao ambiente escolar e a aquisição de conclusões sobre a adequabilidade do ensino técnico público. Por fim, encontram-se as conclusões que resultam da análise deste estudo, com base nos conceitos explorados. Nowadays, are many exigencies in the marketplace and searching more professional specialization is increasing and with it installs each more in career angling for better qualification for the exercise of determined professional. Like so, the public technical courses become an option for that to look for professional rises, besides to be a method that guarantor a good formation in a short time, it also gets free accessibility. The main objective of this article is the concept of quality in the public technical school, besides to set relation with motivation and the unfolding to satisfy the school community. The objective it’s show and assess main questions of public technical school quality in ABCD zone, it identifying the student’s satisfaction in this schools. One time that the technical school space is an ambient where graduate professionals personalities, it’s important that it will be attractive to students in way that it can make them comfortable to develop their educative activities, as so critical thought. Considering extreme important the student’s satisfaction to demonstrate good development of school institute, it searches to analyze the satisfaction contents about quality teaching offers for these schools in mode that gotten results serves of orientating to get knowledge of what it can improve in quality teaching. Thereby, it achieves a data’s collect by qualitative method ( where the focus group was public technical school’s students) and quantitative method ( questionnaire with closed questions); it having as scenery Grande ABCD zone, where were selected three public technical schools to achieve search. Through analyses became possible to identify the main factors pertinent in a school ambient and the acquisition of conclusions about suitability of public technical school. In ending, it finds conclusions that results of analyses this study, with base in explored concepts. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17863 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
administração_2012_esther_bruna_dos_santos_qualidade_e_satisfação_no_ensino_tecnico_publico_na_regiao_do_abcd.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.