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Título: Femvertising utilization through avatars aiming to captivating the public adhering feminism
Autor(es): PEIXOTO, Franciele Lima
WOIDA, Luana Maia
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Mulheres;Propaganda
Data do documento: 11-Abr-2024
Referência Bibliográfica: PEIXOTO, Franciele Lima; WOIDA, Luana Maia. Femvertising utilization through avatars aiming to captivating the public adhering feminism. Revista e-Fatec – Edição especial: Comportamento organizacional e marketing: temas emergentes e resultados de pesquisa na graduação, Garça, v.14.n1, abr. 2024. Disponível em: https://pesquisafatec.com.br/ojs/index.php/efatec/article/view/317/230.
Série/Relatório no.: Revista e-Fatec, Garça, v.14, n.1, abr. 2024.;
Resumo: A pesquisa se propõe a investigar como as empresas utilizam o femvertising através de personagens e avatares para cativar o público com aderência ao feminismo. Nesse sentido, a análise foi realizada sobre o avatar Nat da marca Natura. A metodologia utilizada foi a etnografia virtual, por meio da qual são analisadas as informações disponíveis em sítios web. O artigo é inovador ao identificar a aplicação do femvertising em avatares. Os principais resultados indicam que para gerar efeitos positivos, o avatar Nat precisou incorporar traços de um biotipo de mulher subalterno na sociedade brasileira, bem como adotar discursos alinhados com práticas ambientalmente corretas, apoiadora da proteção animal, da luta das mulheres frente ao sexismo e antirracismo. Esse avatar é uma forma tecnológica adotada pela marca para se comunicar com o público, dando personalidade e capacidade de interação via Twitter. As postagens reforçam essa personalidade e os interesses de um público interessado em ver as pautas mencionadas, como se pode notar em hashtagscomo #PeloSonhoDeTodas e ‘Isoladas sim, sozinhas não’, usadas para impulsionar o engajamento da publicidade nas redes sociais ao estimular a participação do público. O termo femvertisingé a estratégia utilizada por empresas e agências de publicidade para exportar campanhas com ênfase no empoderamento das mulheres, representadas em situações que expressam autonomia e são contra estereótipos e imposições criadas socialmente. Evidencia a relevância atual do empoderamento das mulheres e de que a comunicação deve prever e representar os anseios desse público-alvo.
This research aims to investigate how companies use femvertising through characters and avatars to captivate their public in adhering to feminism. In this regard, we carried out data analysis on Nat, the Natura brand avatar. The employed methodology was virtual ethnography, through which information available on websites was analyzed. This paper has its innovative value in identifying the application of femvertising in avatars. The main results indicated that, to generate positive effects, the Nat avatar should: incorporate biotype traits of a subordinate women in Brazilian society; adopt a discourse aligned with environmentally correct practices; support animal protection, as well the struggle of women against sexism and racism. The avatar is a technological tool adopted by the brand to communicate with its public, giving it personality and the ability to interact via Twitter. Her posts reinforce this personality and the concerns of her audience, which is interested in the aforementioned guidelines. This canbe seen in hashtagssuch as #ForEveryoneDreams and 'Isolated yes, alone no', used to boost advertising engagement on social media by stimulating public’s participation. Femvertising is a strategy is used by companies and advertising agencies to expose campaigns with a supposed emphasis on women’s empowerment, represented in situations in which they gain prominence and autonomy in the face of stereotypes socially created and imposed. Evidencing the current relevance of women's empowerment and that communication should predict and represent the aspirations of this target audience
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17726
ISSN: 2317-451X
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