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Título: Influência do cliente interno para a satisfação do cliente externo no comércio de Fernandópolis
Título(s) alternativo(s): Influence of the internal customer on external customer satisfaction in Fernandópolis commerce
Autor(es): MATHEUS, Fellipe Cesar Rodrigues
FELIPE, João Marcus Badio
ESTEVES, Marcela Domingues
BRITO, Maria Eduarda da Silva
CUNHA, Mauro Alves da
QUEIROZ, Rivelino Ribeiro de
Orientador(es): CAJUELA, Alexandre Rodrigues
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Satisfação do consumidor;Motivação;Estudos de caso
Data do documento: Dez-2023
Editor: 138
Referência Bibliográfica: MATHEUS, Fellipe Cesar Rodrigues; FELIPE, João Marcus Badio; ESTEVES, Marcela Domingues; BRITO, Maria Eduarda da Silva; CUNHA, Mauro Alves da; QUEIROZ, Rivelino Ribeiro de. Influência do cliente interno para a satisfação do cliente externo no comércio de Fernandópolis, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2023
Resumo: Este artigo propõe avaliar a satisfação e motivação dos clientes internos nas empresas de Fernandópolis, visando compreender sua capacidade de atender às necessidades do cliente externo. A metodologia abordada para a resolução do trabalho dispõe de pesquisas bibliográficas, questionários on-line e entrevistas com funcionários e empresários, a fim de analisar a satisfação e motivação dos colaboradores. O estudo reafirmou a ideia central de que o colaborador interno desempenha, de fato, um papel crucial na satisfação do cliente externo no contexto comercial de Fernandópolis. A conexão entre a motivação interna e a percepção externa foi detalhada, ressaltando a importância estratégica de investir no bem-estar e na motivação da equipe para aprimorar a experiência do cliente externo. Dessa forma, este estudo não apenas valida a hipótese inicial, mas também destaca a importância de implementar políticas e práticas que fomentem um ambiente de trabalho motivador. This article aims to assess the satisfaction and motivation of internal customers in Fernandópolis companies, in order to understand their ability to meet the needs of external customers. The methodology used to carry out the work includes bibliographical research, online questionnaires and interviews with employees and businesspeople, in order to analyze employee satisfaction and motivation. The study reaffirmed the central idea that the internal employee does indeed play a crucial role in external customer satisfaction in the commercial context of Fernandópolis. The connection between internal motivation and external perception was detailed, highlighting the strategic importance of investing in the well-being and motivation of staff to enhance the external customer experience. In this way, this study not only validates the initial hypothesis, but also highlights the importance of implementing policies and practices that foster a motivating work environment.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17532
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