Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17461
Title: Mapeamentos de processos do setor de TI da Remédios LTDA na cidade de Indaiatuba
Other Titles: Process mapping of the IT sector Remédios LTDA in the city of Indaiatuba
Authors: PAULA, Amanda Kelly Alves de
Advisor: BAPTISTA, Rogerio Rodolfo
type of document: Monografia
Keywords: Gestão por processos;Qualidade do produto
Issue Date: Apr-2023
Publisher: 105
Citation: PAULA, Amanda Kelly Alves de. Mapeamentos de processos do setor de TI da Remédios LTDA na cidade de Indaiatuba, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2023.
Abstract: As empresas estão cada vez mais investindo em qualidade e redução de custos para que possam permanecer atuantes e altamente competitivas em seus mercados. Dessa forma, as ações que visam a eliminação de retrabalhos se tornam fundamentais para a maximização dos resultados. O objetivo deste trabalho foi evidenciar a importância do mapeamento e organização de processos de uma empresa por meio de analises de conceitos e um estudo de caso. Para buscar melhorias para a empresa foco de estudo, a autora levantou a seguinte problematização: Como o gerenciamento de processo e procedimentos podem agregar valor a uma corporação que não tem processos mapeados? Para responder a essa pergunta, levantou-se a seguinte hipótese de que padronização de atividades e procedimentos tem como intuito garantir a qualidade de um produto e a gestão do tempo gasto no processo. Após a o mapeamento das atividades e a padronização de tarefas e atendimentos de uma empresa poderá reduzir os custos e redirecionar os recursos financeiros oriundos da economia gerada pelo controle mais eficiente de suas demandas. A autora optou pela sugestão da ferramenta denominada fluxograma e procedimentos padrões na empresa Remédios LTDA, situada na cidade de Indaiatuba, no estado de São Paulo, a fim de identificar os pontos que causam retrabalhos e falhas, gerando custos desnecessários e excessivos, prejudicando o fluxo continuo da rotina dos colaboradores.
Companies are increasingly investing in quality and cost reduction so that they can remain active and highly competitive in their markets. In this way, actions aimed at eliminating rework become essential for maximizing results. The objective of this work was to highlight the importance of mapping and organizing a company's processes through analysis of concepts and a case study. In order to seek improvements for the company that was the focus of the study, the author raised the following issue: How can process and procedure management add value to a corporation that does not have mapped processes? To answer this question, the following hypothesis was raised that the standardization of activities and procedures is intended to guarantee the quality of a product and the management of the time spent in the process. After mapping activities and standardizing tasks and services, a company will be able to reduce costs and redirect financial resources from the savings generated by more efficient control of its demands. The author opted for the suggestion of the tool called flowchart and standard procedures in the company Remédios LTDA, located in the city of Indaiatuba, in the state of São Paulo, in order to identify the points that cause rework and failures, generating unnecessary and excessive costs, impairing the flow continuation of the routine of the collaborators.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17461
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA KELLY ALVES DE PAULA.pdf
  Restricted Access
1.2 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.