Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17454
Título: Perfil do microempreendedor individual na cidade de Indaiatuba
Título(s) alternativo(s): Profile of the individual microentrepreneur in the city of Indaiatuba
Autor(es): GONÇALVES, Eliane Fátima
Orientador(es): DORIA, Valdinette
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Trabalho informal;Benefícios do trabalhador
Data do documento: Mai-2023
Editor: 105
Referência Bibliográfica: GONÇALVES, Eliane Fátima. Perfil do microempreendedor individual na cidade de Indaiatuba, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2023.
Resumo: Em 2008, o Governo Federal Brasileiro implementou uma lei complementar com o objetivo de reduzir a informalidade no mercado de trabalho do país. Essa lei introduziu a figura do Microempreendedor Individual (MEI), que atraiu muitos trabalhadores devido ao processo simplificado, baixa burocracia e custo acessível para se legalizarem. Além disso, os MEI’s obtiveram vários benefícios como trabalhadores e empreendedores. O cadastro MEI tem sido cada vez mais procurado e adotado, e este estudo busca identificar o perfil desses microempreendedores individuais na região de Indaiatuba, localizada no interior de São Paulo. Esta pesquisa é relevante, pois, além da alta demanda pelo registro MEI, esses empreendedores individuais têm um impacto direto na economia. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de levantamento, utilizando um questionário de múltipla escolha. Foram aplicados métodos descritivos e quantitativos para melhor descrever os dados coletados. Durante o período de 17/02/2023 a 15/03/2023, um questionário foi disponibilizado por meio do Google Forms e obteve um total de 84 respostas. Essas respostas foram posteriormente analisadas juntamente com seus respectivos gráficos. A partir dessa pesquisa, foi possível constatar que muitos trabalhadores enxergaram na lei do MEI uma garantia de segurança para seus benefícios e direitos previdenciários, além de uma oportunidade para sair do trabalho autônomo ou do desemprego, obtendo uma comprovação de renda. Além disso, a lei permitiu que esses trabalhadores realizassem seus sonhos, regularizando seus próprios empreendimentos de maneira menos burocrática.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17454
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIANE FÁTIMA GONÇALVES.pdf
  Restricted Access
1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.