Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17447
Title: A importância do registro de marcas e patentes nas negociações internacionais
Other Titles: The importance of registering trademarks and patents in international negotiations
Authors: FERNANDES, Larissa Siqueira Paizante
Advisor: MATHEUS, Claudinei Portilho
type of document: Artigo científico
Keywords: Marcas;Patente
Issue Date: 2023
Publisher: 105
Citation: FERNANDES, Larissa Siqueira Paizante. A importância do registro de marcas e patentes nas negociações internacionais, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2023.
Abstract: Atualmente, um diferencial vem inserindo novos rumos na internacionalização, onde a marca tem grande relevância para agregar valor e aumentar o capital da empresa. A ideia desse trabalho surgiu no interesse de patentear uma marca, visando sua importância para as organizações e todo seu potencial no mercado local e global. Desse modo, o trabalho tem a seguinte problemática: Qual a importância do registro de marcas e patentes no desempenho das empresas frente a concorrência nas negociações internacionais? Para a resolução desta, duas hipóteses serão levantadas. A primeira delas diz respeito a importância do registro de marcas em território internacional como medida de obtenção de segurança jurídica, a segunda mostra o impacto positivo nas negociações externas da empresa. Assim, o objetivo é identificar as questões a considerar e as estratégias necessárias para a internacionalização de marca. Todas as informações foram coletadas a partir de pesquisa exploratória, bibliográfica, e através de dados secundários. Com isso, ao responder os objetivos, foi possível entender a importância do registro de uma marca para uma empresa, a necessidade de cautela e um preparo antes de iniciar a atuação em outros mercados. Mostrou toda a proteção e os direitos da propriedade intelectual em que a marca se enquadra, sua lei própria e os órgãos responsáveis, a importância da marca para um negócio e os resultados para gerenciá-lo com sucesso, além de identificar as principais formas de entrada, estratégias e desafios para tornar uma marca conhecida globalmente.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17447
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1050622023023 - Larissa Siqueira Paizante Fernandes.pdf
  Restricted Access
397.82 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.