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Title: Análise da satisfação de colaboradores para auxiliar a gestão por competências: estudo de caso
Other Titles: Analysis of employee satisfaction to assist competency management: case study
Authors: PIRES, Ana Laura Silva
ASSIS, Gleice Fernanda de
Advisor: MELO JÚNIOR, Tadeu Artur de
Other contributor: MELO JÚNIOR, Tadeu Artur de
SALLES, Taciana Lucas de Afonseca
BREDA, Francisco de Assis
type of document: Monografia
Keywords: Análise de desempenho;Desempenho no trabalho;Análise de desempenho
Issue Date: 8-Nov-2023
Publisher: 109
Citation: PIRES, Ana Laura Silva; ASSIS, Gleice Fernanda de. Análise da satisfação de colaboradores para auxiliar a gestão por competências: estudo de caso. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos). - Faculdade de Tecnologia de Franca -“Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2023
Abstract: No mundo atual as organizações enfrentam diversos desafios na gestão de pessoas, devido às rápidas transformações tecnológicas. A Gestão por Competências permite melhorias significativas no desempenho dos colaboradores. O objetivo deste trabalho é analisar a aplicabilidade da Gestão por Competências para melhorar o desempenho dos funcionários em um ambiente corporativo. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada extensa revisão da literatura, envolvendo também estudos empíricos realizados em microempresas, além de aplicação de questionário dirigido a uma empresa de Recursos Humanos situada na cidade de Franca, estado de São Paulo. Os resultados obtidos demonstram que a Gestão por Competências pode promover um desempenho superior e maior satisfação dos colaboradores. Além disso, estimula o desenvolvimento de competências individuais e contribui para a sustentabilidade organizacional. Os resultados observados permitem detectar uma relação positiva entre a satisfação dos colaboradores, com a formação e a necessidade de formação específica. Apesar de limitações, como por exemplo, o pequeno tamanho da amostra, este estudo destaca a importância de monitorar e promover o desenvolvimento de competências dos funcionários, enfatizando a gestão baseada em competências como uma ferramenta valiosa para enfrentar desafios competitivos, alinhar expectativas e promover uma cultura de alto desempenho.
In today's world, organizations face various challenges in human people management due to rapid technological changes. Competency Management allows for significant improvements in employee performance. The purpose of this study is to analyze the applicability of Competency Management to enhance employee performance in a corporate environment. To achieve the set objective, an extensive literature review was conducted, including empirical studies conducted in microenterprises, as well as the administration of a questionnaire to a Human Resources company located in the city of Franca, in the state of São Paulo. The results obtained indicate that Competency Management can promote superior performance and greater employee satisfaction. Furthermore, it encourages the development of individual competencies and contributes to organizational sustainability. The observed results allow for the identification of a positive relationship between employee satisfaction, formal education, and the need for specific training. Despite limitations, such as the small sample size, this study underscores the importance of monitoring and promoting the development of employee competencies, emphasizing competency-based management as a valuable tool to address competitive challenges, align expectations, and promote a high-performance culture
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17388
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