Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17377
Título: Aplicação de drones na agricultura: reduzindo tempo e gastos
Autor(es): BONAFONTE, Gabriel Teobaldo Tavares
Orientador(es): SILVA, Antonio da
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Agricultura;Integração de tecnologias
Data do documento: 28-Jun-2023
Editor: 053
Referência Bibliográfica: BONAFONTE, Gabriel Teobaldo Tavares. Aplicação de drones na agricultura - reduzindo tempo e gastos, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - (Classe Descentralizada) - Escola Técnica Estadual Professor Edson Galvão, São Miguel Arcanjo, SP, 2023.
Resumo: Diante de todas as necessidades da agricultura, vimos que o gasto elevado pode ser reduzido com a tecnologia, que hoje se demonstra fortemente ativa com os drones. Tendo em vista a alta tecnologia embarcada nesses equipamentos, podemos extrair com qualidade os dados necessários. Dessa forma, conseguimos ter uma agricultura de precisão. A alta produtividade com o mapeamento aéreo realizado por meio de aeronaves remotamente controladas (drones) é mais abundante. Isso se deve ao fato de que esses veículos não tripulados conseguem mapear uma área específica de forma mais rápida e exata. A riqueza de detalhes é um dos principais benefícios do mapeamento aéreo com drones, realizando voos mais baixos que aviões e gerando imagens de alta qualidade que alcançam até 1 cm de detalhamento do solo. Os drones são controlados por um único piloto no solo, dessa forma, não é necessário grandes custos para manter uma equipe formada por vários trabalhadores em campo. O mapeamento aéreo realizado por fotogrametria é muito mais rápido do que aquele feito por topografia que demorava semanas para serem feitas por instrumentos topográficos, como GPS e teodolito. Com os drones, o mesmo serviço é feito em um único dia, ou seja, os resultados mais ágeis são um dos seus grandes pontos fortes. Na agricultura, os drones coletam os dados brutos e convertem em informações úteis, podendo ser usado em várias aplicações na agricultura como monitoramento dos seguintes parâmetros: Saúde das culturas; tamanho das vegetações; Mapeamento dos campos; Análise de solo. Para resumir, os drones ajudam os agricultores a aperfeiçoar o uso de insumos como sementes, fertilizantes, água e pesticidas com mais eficiência. Com isso a economia de tempo, redução de custos total na produção e colheita é de alto rendimento e qualidade, melhorando o rendimento e aumentando a lucratividade geral da empresa.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17377
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.