Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17303
Título: A influência que a música exerce para com as gestões empresariais
Título(s) alternativo(s): The influence that music has on management business
Autor(es): SOUZA, Sara Nakashima Ribeiro de
Orientador(es): SCUOTTO, Sérgio
Outro(s) contribuidor(es): VIEIRA, Mariana do Campo Souza
GABALDI, Vera Marcia
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Música;Neurociências
Data do documento: 2023
Editor: 105
Referência Bibliográfica: SOUZA, Sara Nakashima Ribeiro de. A influência que a música exerce para com as gestões empresariais, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2023.
Resumo: A interseção entre música e o ambiente corporativo, embora distintas em sua essência, começou a se entrelaçar visando ao crescimento empresarial. Embora o marketing demonstre como certos ritmos musicais podem impulsionar ou prejudicar um produto empresarial, este estudo não foca nesse impacto direto da música, mas sim na influência que a música exerce sobre os colaboradores, um fator que pode reverberar nos dados e desempenho de um negócio. Este trabalho busca apresentar dados e análises sobre a música, os colaboradores e o ambiente empresarial. Para isso, são analisadas pesquisas relacionadas a temas diversos como mente, música e negócios, além do posicionamento de especialistas. O objetivo é coletar e examinar dados para identificar as abordagens que a música tem de fato, os impactos positivos ou negativos em um ambiente de trabalho. Nesse contexto, é discutido a viabilidade dessa pesquisa e a influência da música sobre o ser humano e o ambiente profissional, bem como sua relevância para gestores, através de um questionário para coletar dados baseados nas experiências individuais dos participantes. A análise desses dados permite a conexão entre a teoria e a realidade. A pesquisa revelou que muitos indivíduos ainda consideram a música como uma distração no ambiente de trabalho, imaginando até a presença de uma caixa de som compartilhada. A proposta, porém, é integrar a música ao ambiente corporativo, permitindo que os colaboradores a utilizem para seu próprio benefício. Não é necessário ouvir uma música de preferência pessoal, o que pode causar distração, mas sim músicas instrumentais, sons naturais como mar ou chuva. A música permeia tudo ao nosso redor. Entretanto, é crucial destacar que, enquanto a música pode ser benéfica para alguns, pode atrapalhar outros. Neste contexto, cabe ao gestor compreender as necessidades da equipe. Em situações de tarefas repetitivas, a música pode funcionar como um estímulo para manter os colaboradores conectados ao ambiente de trabalho. Consequentemente, conceder a liberdade para que as pessoas optem por esse descanso mental pode ser uma maneira eficaz de integrar a música ao ambiente corporativo. Assim como atividades mais complexas podem ser memorizadas através de paródias, a música não diminui o conhecimento individual, mas sim auxilia no processo de aprendizagem, tornando-o mais memorável.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17303
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão empresarial_2023_6°semestre_Sara_A influência que a música exerce para com as gestões empresariais.pdf
  Restricted Access
943.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.