Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17288
Title: Liderança servidora
Other Titles: Servant leadership
Authors: OLIVEIRA, Mariana Cristina da Silva
Advisor: SOUZA, Helcimara Affonso de
type of document: Monografia
Keywords: Gestão de risco;Liderança
Issue Date: Dec-2023
Publisher: 109
Citation: OLIVEIRA, Mariana Cristina da Silva. Liderança servidora. Franca-SP, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos). - Faculdade de Tecnologia de Franca -“Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2023
Abstract: Um dos desafios dos líderes na contemporaneidade refere-se à forma com que as empresas estão lidando com suas equipes e os objetivos, metas e resultados que esses times precisam entregar nesse cenário de múltiplas incertezas, inúmeros desafios e um ambiente organizacional transformado pelos últimos acontecimentos decorrentes do colapso da pandemia da corona vírus que indubitavelmente reconfigurou as dinâmicas que as organizações estão lidando com seus recursos humanos. No entanto, sabe-se que no universo das organizações, a gestão de pessoas passou a ter um sentido muito mais amplo de atendimento dos profissionais que fazem parte dos times dessa organização, que retornaram aos seus postos de trabalho diferentes de quando foram afastados em função do período de isolamento social, além de outras questões que ultrapassam as questões profissionais chegando à esfera social e de saúde mental. Uma quarentena, que, de 40 dias, se transformou quase que em 40 meses, forçou as organizações e a todos, uma total reconfiguração quase que imediata da forma física para a forma digital de quase tudo o que fazemos. De trabalho remoto a casamentos virtuais, a sociedade se voltou para um convívio virtual total. O retorno à vida normal, sobretudo nas empresas fez acender uma luz vermelha quando o assunto é qualidade de vida, produtividade e toda uma questão sociointeracionista que compõe o universo do trabalho, fazendo dos líderes das empresas, profissionais que farão a diferença para esses times, buscando observar nas pessoas as características e comportamentos que merecem atenção e intervenção. Essa pode ser considerada uma atitude da liderança servidora. O presente trabalho objetivo discorrer e refletir sobre tais desafios sociais no mundo do trabalho, buscando associar aspectos da liderança servidora como estratégia de gestão de pessoas para trabalhar questões que atendam aos desafios apresentados nesse cenário tão complexo que as organizações se deparam no presente momento. Como metodologia de pesquisa, o trabalho buscou por artigos científicos e obras que discutem as temáticas e que possam auxiliar nas reflexões, sendo, portanto, uma pesquisa de cunho bibliográfico. Como resultado, espera-se que as reflexões apresentadas sejam um convite para novas práticas na gestão de pessoas que prevaleça os pilares elencados pela liderança servidora apresentados nesse presente trabalho.
One of the challenges facing leaders today refers to the way companies are dealing with their teams and the objectives, goals and results that these teams need to deliver in this scenario of multiple uncertainties, countless challenges and an organizational environment transformed by the latest events arising. of the collapse of the coronavirus pandemic that has undoubtedly reconfigured the dynamics that organizations are dealing with with their human resources. However, it is known that in the world of organizations, people management began to have a much broader sense of serving the professionals who are part of the organization's teams, who returned to their jobs different from when they were removed due to of the period of social isolation, in addition to other issues that go beyond professional issues and reach the social and mental health sphere. A quarantine, which lasted 40 days, turned into almost 40 months, forced organizations and everyone to undergo a total, almost immediate reconfiguration from the physical to the digital form of almost everything we do. From remote work to virtual weddings, society has turned to total virtual socializing. The return to normal life, especially in companies, has turned on a red light when it comes to quality of life, productivity and a whole socio-interactionist issue that makes up the universe of work, making company leaders professionals who will make a difference for these teams, seeking to observe in people the characteristics and behaviors that deserve attention and intervention. This can be considered an attitude of servant leadership. The present work aims to discuss and reflect on such social challenges in the world of work, seeking to associate aspects of servant leadership as a people management strategy to work on issues that meet the challenges presented in this very complex scenario that organizations are faced with at the present time. As a research methodology, the work searched for scientific articles and works that discuss the themes and that can assist in reflections, being, therefore, a bibliographical research. As a result, it is expected that the reflections presented will be an invitation to new practices in people management that prevail the pillars listed by servant leadership presented in this present work.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17288
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
16. MARIANA CRISTINA DA SILVA OLIVEIRA.pdf
  Restricted Access
236.86 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.