Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17280
Title: | A importância da utilização de um ERP no apoio à gestão acadêmica: um estudo de caso do setor de coordenação de curso da Universidade Brasil campus Fernandópolis |
Other Titles: | The importance of using an ERP to support academic management: a case study of the course coordination sector at Universidade Brasil campus Fernandópolis |
Authors: | PEREIRA, Willian Adamo |
Advisor: | BIO, Márcia Andréa de Melo |
Other contributor: | TAKIUCHI, Mitsuru BOLDRIN, Vitor Paulo |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Ambiente escolar;Ensino superior;Tecnologia |
Issue Date: | 12-Dec-2023 |
Publisher: | 171 |
Citation: | PEREIRA, W. A. A importância da utilização de um ERP no apoio à gestão acadêmica: um estudo de caso do setor de coordenação de curso da Universidade Brasil campus Fernandópolis. 2023. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2023. |
Abstract: | Umas das ferramentas mais importantes atualmente para gestão de uma instituição de ensino superior é o ERP, um sistema integrado de gestão empresarial, em que estará contida todas as informações administrativas e registros acadêmicos, envolvendo todos os setores da organização por meio de uma plataforma computacional com banco de dados fornecendo alguns benefícios para as atividades dos envolvidos. O presente trabalho tem como objetivo, através de um estudo de caso, apresentar a importância de sistema ERP (Enterprise Resouce Planning) para auxiliar o setor de coordenação de cursos da Universidade Brasil do Campus Fernandópolis para a tomada de decisão. A metodologia utilizada foi, primeiramente, a pesquisa bibliográfica, trazendo os conceitos de autores diversos e, posteriormente, a pesquisa de campo aplicada aos coordenadores de curso através de um questionário e, por fim, o estudo de caso já que se tratou de uma instituição específica, a Universidade Brasil, campus de Fernandópolis. Os resultados demonstraram que a utilização do ERP foi classificada como muito importante para auxiliar na função de coordenação de curso, nas tomadas de decisões relacionadas à adequação dos planos de ensino à matriz curricular, para acompanhar e atualizar o rendimento dos alunos, notas e frequência nas aulas, bem como todas as informações dos registros acadêmicos e a facilidade na plataforma de encontrar as informações necessárias. One of the most important tools currently for managing a higher education institution is the ERP, an integrated business management system, which contains all administrative information and academic records, involving all sectors of the organization through a computational platform with a database. data providing some benefits for the activities of those involved. The aim of this paper is, through a case study, to present the importance of the ERP (Enterprise Resource Planning) system to assist the cooperative course sector at Universidade Brasil do Campus Fernandópolis in decision making. The used methodology was firstly bibliographical research, bringing concepts from different authors and, later, a field research applied to course coordinators through a questionnaire and finally the case study since it was a specific institution, the Universidade Brasil, Fernandópolis campus. The results presented that the use of ERP were considered very important to assist in the course coordination function, in decision-making related to the adaptation of teaching plans to the curricular matrix, to monitor and update student performance, grades and attendance in classes, as well as all the information from academic records and the ease on the platform of finding the necessary information. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17280 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gestao_empresarial_2023_2_willian_adamo_pereira_a_importancia_da_utilizacao_de_um_erp_no_apoio_a_gestao.pdf Restricted Access | 837.19 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.