Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17275
Title: CJAD: crianças, jovens [e] adultos desaparecidos: ferramenta website para cadastro e busca de pessoas desaparecidas
Authors: MATHEUS, Yara Leal
Advisor: FABRI, Erica Scache
type of document: Monografia
Keywords: Web sites;Sistemas de informação;HTML;Linguagem de programação
Issue Date: 2023
Publisher: 029
Citation: MATHEUS, Yara Leal. CJAD: crianças, jovens [e] adultos desaparecidos: ferramenta website para cadastro e busca de pessoas desaparecidas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Informática para Internet) - Etec Profa. Anna de Oliveira Ferraz, Araraquara, 2023.
Abstract: O seguinte trabalho apresenta como proposta uma página da web de estética amigável focada principalmente na busca e reporte de pessoas desaparecidas, este último realizado através de preenchimento de formulário próprio. A escolha do tema se deu pelo fato de ser uma pauta recorrente nas problemáticas sociais, ainda que as noções de segurança, convivência, condições e tecnologia estejam modificando-se constantemente e também pelo cenário pandêmico enfrentado recentemente. Constatou-se então a necessidade de um meio que não seja tão afetado por burocracias e que seja mais próximo da população, na medida do possível, considerando as condições e aprendizados presentes no curso de Informática para Internet. Dessa reflexão, surgiu o CJAD – Crianças, Jovens e Adultos Desaparecidos – que tem como objetivo ser uma ferramenta facilitadora no que diz respeito ao acesso a serviços sociais (neste caso, sobre desaparecimentos). De acordo com o estudo realizado baseando-se em artigos, teses, dissertações e reportagens, foi possível perceber a relação da problemática dos desaparecimentos com outros fatores – as falhas de pesquisa e registro de estatísticas pelos órgãos responsáveis, o papel da burocracia na desistência de notificar um desaparecimento, o leque de questões trazido por essa discussão como, criminalidade, saúde mental, problemas familiares e relacionamentos abusivos e a possibilidade de criação de novas tecnologias de reconhecimento facial e maior acessibilidade da população a esse tipo de serviço –, o que abre margem para possibilidade de outras análises. Em um modo geral, a temática e o projeto em si são abrangentes e por isso, podem ser mais trabalhados e otimizados de inúmeras maneiras com outros recursos. É possível que se faça útil se for incorporada em órgãos públicos ou privados com a finalidade de atingir mais visibilidade. No âmbito intelectual, o CJAD incentivou a melhoria do processo de pesquisa e aumentou o conhecimento de mundo dos participantes. O site foi desenvolvido utilizando-se as linguagens HTML, CSS, PHP e Javascript e conta com estrutura simples, como menu horizontal – dividido em página inicial, mural de desaparecidos, pessoas encontradas e sobre – tabelas para guardar informações, menu do usuário, imagem de cabeçalho e rodapé, e paleta de cores com tons de verde, bege e rosa.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17275
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
informaticaparainternet_2023_2_yaralealmatheus_cajd.pdf2.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.