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Title: A importância da capacitação profissional para a utilização de SIG: estudo de caso com os alunos da Fatec-Indaiatuba
Other Titles: The importance of professional training for the use of GIS: case study with Fatec-Indaiatuba students
Authors: PÔRTO, Talita Braga
Advisor: BICALHO, Simone Tiemi Taketa
Other contributor: GONÇALVES, Jones Artur
NÓBREGA, Ricardo Sérgio Neiva
type of document: Monografia
Keywords: Qualificação profissional
Issue Date: Nov-2023
Publisher: 105
Citation: PÔRTO, Talita Braga. A importância da capacitação profissional para a utilização de SIG: estudo de caso com os alunos da Fatec-Indaiatuba, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2023.
Abstract: Nos últimos anos, muitas empresas adotaram o uso de Sistema Integrado de Gestão ou ERP (Enterprise Resource Planning) que auxilia informações e dados a chegarem a todo os setores da empresa de forma rápida e segura, também garantem apoio com a redução de custos, diferenciação de produtos, serviços, soluções de possíveis problemas entre outros. A capacitação profissional para o uso de um Sistema Integrado de Gestão (SIG) é essencial para os negócios, visto que se bem utilizada trará mais benefícios para empresa e funcionários capacitados para suas tarefas. Logo, este trabalho tem por objetivo levantar com os alunos da Fatec de Indaiatuba que já fizeram ou fazem uso de algum SIG, se recebem programas de educação que os capacitem para a utilização desses sistemas em seus serviços. Para a obtenção dessas informações, foi utilizado como percurso metodológico, da pesquisa descritiva, estudo de caso com os alunos da Fatec Indaiatuba, e os dados foram obtidos por meio do Google Forms contendo questões de múltipla escolha aplicado para os alunos do curso tecnólogo em Gestão Empresarial do turno vespertino e as análises levantadas são quantitativas e qualitativas. Os resultados do trabalho apresentam que capacitações prévias são desejáveis por pessoas que querem utilizar ou já utilizam algum SIG, pois além dos benefícios para o usuário/colaborador gera vantagem competitiva para as organizações, e para se beneficiarem, as organizações devem se empenhar e buscar melhorias que motivam resultados satisfatórios para o empregado e empregador. Para finalizar, os resultados da análise nos confirmam que mesmo que os alunos já tenham tido experiência com algum SIG, falta o suporte adequado em teorias e práticas das empresas para serem passados para seus funcionários. Portanto, o treinamento poderia gerar ganhos de eficiência e qualidade nos processos.
In recent years, many companies have adopted the use of an Integrated Management System or ERP (Enterprise Resource Planning), which helps information and data to reach all sectors of the company quickly and securely, as well as guaranteeing support in reducing costs, differentiating products and services, solving possible problems and more. Professional training in the use of an Integrated Management System (IMS) is essential for businesses, since if it is used well it will bring more benefits to the company and trained employees for their tasks. Therefore, the aim of this study is to find out from students at Fatec Indaiatuba who have already used or are currently using an IMS whether they receive education programs that train them to use these systems in their services. In order to obtain this information, we used descriptive research as a methodological approach, a case study with students at Fatec Indaiatuba, and the data was obtained through google forms containing multiple choice questions applied to students on the Business Management technology course on the afternoon shift and the analyses carried out are quantitative and qualitative. The results of the study show that prior training is desirable for people who want to use or already use an IMS, because in addition to the benefits for the user/employee, it generates a competitive advantage for organizations, and in order to benefit, organizations must strive and seek improvements that motivate satisfactory results for the employee and employer. Finally, the results of the analysis confirm that even if the students have already had experience with an IMS, there is a lack of adequate support in terms of theory and practice from companies to pass on to their employees. Training could therefore generate efficiency and quality gains in processes.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17258
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