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Title: Estudo de caso do setor de agendamentos de um hospital
Other Titles: Case study of the scheduling department of a hospital
Authors: BENTO, Amanda Fernandes
Advisor: BICALHO, Simone Tiemi Taketa
type of document: Monografia
Keywords: Comunicação organizacional;Comunicação em saúde;Gestão por processos
Issue Date: Nov-2023
Publisher: 105
Citation: BENTO, Amanda Fernandes. Estudo de caso do setor de agendamentos de um hospital, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2023.
Abstract: Atualmente a área da saúde brasileira é conhecida pelo mundo por prestar e garantir a toda população o direito de atendimento à saúde de forma totalmente gratuita nos hospitais e postos de saúde, através da gestão de processos, em que é possível notar que a comunicação é uma ferramenta muito importante dentro dos setores dos hospitais. O presente trabalho tem como objetivo estudar e analisar a importância da comunicação nos processos de agendamentos cirúrgicos de um hospital entre os funcionários e pacientes. O trabalho é um estudo exploratório, que se baseou em entrevistas com profissionais do setor de regulação cirúrgica e no mapeamento do fluxo de agendamentos. Identificou-se que a falta de comunicação adequada entre profissionais de saúde e pacientes pode resultar em diversos problemas, incluindo erros médicos, atrasos no tratamento, complicações e custos adicionais para o sistema de saúde, gerando ansiedade, estresse e frustração, que podem afetar o bem-estar dos pacientes, tendo a ocorrência de mal-entendidos, provenientes da falta de clareza na comunicação, que contribui para conflitos entre profissionais de saúde e pacientes. Diante desses desafios identificados, o estudo propõe a implementação de medidas corretivas, com base nas análises de entrevistas e no mapeamento do fluxo de agendamentos, visando aprimorar a comunicação nos processos de agendamento cirúrgico e, consequentemente, melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados no contexto hospitalar.
Currently, the Brazilian health sector is known around the world for providing and guaranteeing the entire population the right to health care completely free of charge in hospitals and health centers, through process management, in which it is possible to note that communication is a very important tool within the hospital sectors. The present work aims to study and analyze the importance of communication in the surgical scheduling processes of a hospital and between employees and patients. The work is an exploratory study, which was based on interviews with professionals in the surgical regulation sector and mapping the flow of appointments. It was identified that the lack of adequate communication between healthcare professionals and patients can result in several problems, including medical errors, delays in treatment, complications and additional costs for the healthcare system, generating anxiety, stress and frustration, which can affect the well-being of patients, with the occurrence of misunderstandings, resulting from a lack of clarity in communication, which contributes to conflicts between health professionals and patients. Faced with these identified challenges, the study proposes the implementation of corrective measures, based on analysis of interviews and mapping of the scheduling flow, aiming to improve communication in surgical scheduling processes and, consequently, improve the quality of health services provided in the hospital context.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17257
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