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Title: Saúde e segurança do trabalho dentro das organizações: como evitar acidentes de trabalho
Other Titles: Occupational health and safety within organizations: how to avoid workplace accidents
Authors: FRANCISCO, kênia Aparecida dos Santos
Advisor: CASTRO, Fabiana Maria Martins Gomes de
Other contributor: CASTRO, Fabiana Maria Martins Gomes de
COSTA, Elida Maria Aparecida Araújo
ISHIKAWA, Sérgio
type of document: Monografia
Keywords: Equipamentos de proteção individual;Normas de segurança;Recursos humanos;Segurança do trabalho
Issue Date: 7-Dec-2023
Publisher: 109
Citation: FRANCISCO, kênia Aparecida dos Santos. Saúde e segurança do trabalho dentro das organizações: como evitar acidentes de trabalho.) Franca/SP 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos). - Faculdade de Tecnologia de Franca -“Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2023
Abstract: A Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é um recurso necessário para a segurança e proteção de colaboradores nas organizações, tem como papel fundamental a prevenção e eliminação das causas e riscos de acidentes. A escolha do tema se justifica dada a sua importância no contexto das relações jus trabalhistas, visto que no Brasil o Ministério do Trabalho aponta dados estatísticos positivos quando noticia a diminuição de 184.492 (cento e oitenta e quatro mil, quatrocentos e noventa e dois) casos de acidentes entre os anos 2011 a 2021 por meio da utilização de Normas Regulamentadoras (NR’s) o que representa uma redução de aproximadamente 25,6%. O trabalho tem como objetivo identificar dentre a legislação e as normas regulamentadores existente no Brasil quais as melhores formas de prevenir e evitar acidentes de trabalho nas empresas, ou seja, quais as melhores ações que o Recursos Humanos deve eleger dentre as opções apresentados pela Saúde e Segurança do Trabalho. Como metodologia utilizou-se o método dedutivo com revisão bibliográfica exploratória com ênfase nos acidentes de trabalho e para uma verificação da prática utilizada pelo empregador por meio das Normas Regulamentadoras de forma a auxiliar os colaboradores na utilização do Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Como resultado foi possível verificar que o cumprimento das NR’s, a implementação efetiva das diretrizes da CIPA e ergonomia, a análise estatística dos acidentes e a integração entre Saúde e Segurança do Trabalho e Recursos Humanos são essenciais para promover um ambiente laboral seguro, saudável e produtivo. Esses princípios contínuos contribuem para o bem-estar dos colaboradores e o andamento com sucesso da organização.
Occupational Health and Safety (OSH) is a necessary resource for the safety and protection of employees in organizations. Its fundamental role is to prevent and eliminate the causes and risks of accidents. The choice of the topic is justified given its importance in the context of labor relations, since in Brazil the Ministry of Labor points to positive statistical data when it reports the decrease of 184,492 (one hundred and eighty-four thousand, four hundred and ninety-two) cases of accidents between 2011 and 2021 through the use of Regulatory Standards (NR's), which represents a reduction of approximately 25.6%. The work aims to identify, among the legislation and regulatory standards existing in Brazil, the best ways to prevent and avoid work accidents in companies, that is, what are the best actions that Human Resources should choose from among the options presented by Health and Workplace safety. As a methodology, the deductive method was used with an exploratory bibliographic review with an emphasis on work accidents and to verify the practice used by the employer through Regulatory Standards in order to assist employees in the use of Personal Protective Equipment (PPE). As a result, it was possible to verify that compliance with NR's, the effective implementation of CIPA and ergonomics guidelines, the statistical analysis of accidents and the integration between Occupational Health and Safety and Human Resources are essential to promote a safe, healthy and productive work environment. . These ongoing principles contribute to the well-being of employees and the successful running of the organization
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17118
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