Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17095
Título: Logística na armazenagem e processamento da soja
Autor(es): OLIVEIRA, Rafael Emílio de
Orientador(es): BRAVIN, Luís Fernando Nicolosi
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Grãos;Armazenamento agrícola
Data do documento: Jun-2005
Editor: 112
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Rafael Emílio. Logística na armazenagem e processamento da soja, 2005. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de tecnologia de Botucatu, 2005.
Resumo: A importância da armazenagem e do processamento da soja são visíveis no mundo atual, pois não são apenas vistos como simples processos, mas como uma concepção de qualidade final do produto. O presente trabalho teve como objetivo o estudo da importância da soja no cenário nacional que indiscutivelmente foi uma grande impulsionadora para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro cuja modernização se confunde com seu cultivo. Devido sua demasiada importância na economia nacional, o seguinte trabalho apresenta a importância da armazenagem dos produtos agrícolas sabendo-se que os mesmos não estão disponíveis em alguns períodos do ano, dependendo de sua colheita e por isso é necessário uma eficiente disponibilidade de centros armazenadores, para que não prejudique o abastecimento de grãos. Ainda no quesito armazenagem, o trabalho apresenta os fatores que afetam a armazenagem (fungos, insetos, etc), os sistemas de armazenagem (com aeração, a meio ambiente ou hermética) e as unidades de armazenadoras (classificação dessas unidades). No que se trata de secagem de grãos, será demonstrada os modos de secagem, os recursos disponíveis e a apresentação do Silo Alambrado Ventilável, desenvolvido pelo Grupo Fockink que desempenha os recursos de armazenagem e secagem de grãos. Para finalizar o seguinte projeto, foram realizadas simulações de viabilidade econômica de secagem de grãos para pequenos produtores (10, 20, 30, 40 hectares), avaliando três condições: a) adquirir um sistema de secagem de grãos (Silo Alambrado Ventilável); b) terceirizar a secagem de grãos (Cooperativa) e; c) comercializar os grãos úmidos (deságio de 15%). Para essa avaliação, foram levadas em conta as seguintes variáveis: tamanho das propriedades rurais, níveis de produtividade e diferentes preços de mercado da saca de soja. A finalidade dessa simulação é apresentar a melhor opção (receita líquida) que esses produtores terão em cada uma dessas situações aplicadas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17095
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL EMÍLIO DE OLIVEIRA.pdfLogística na armazenagem e processamento da soja421.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.