Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17091
Título: Aviação agrícola e o avião a álcool
Autor(es): TASSI, Rodrigo Alberto
Orientador(es): BRAVIN, Luís Fernando Nicolosi
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Controle de custos;Logística
Data do documento: Dez-2005
Editor: 112
Referência Bibliográfica: TASSI, Rodrigo Alberto. Aviação agrícola e o avião a álcool, 2005. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2005.
Resumo: É impossível falar de aviação agrícola sem analisar a agricultura e seu desempenho no país e no mundo. Os sucessivos recordes na produção de grãos como, por exemplo, a produção de soja que no ano 2003 contribuiu com US$ 8 bilhões, ou seja, 12% das exportações totais do país. Projeções realizadas mostram que o crescimento populacional e aumento da renda da população principalmente em paises asiáticos como a China deverá elevar ainda mais a demanda de produtos agrícolas. Para atender esta crescente demanda a agricultura está buscando novas tecnologias de proteção e uma das ferramentas indisponíveis passa a ser a aviação agrícola e sua missão de oferecer uma melhor cobertura, através da rapidez e eficiência operacional. O setor tem conseguido um bom crescimento nos últimos anos, mas devido a grande período em que ficou estagnado ainda não atende as necessidades do mercado. O trabalho procura evidenciar as grandes barreiras que travam o desenvolvimento das atividades aeroagricolas, sejam econômicas, políticas e institucionais. A indústria nacional domina o mercado com um avião produzido a mais de 30 anos, o Ipanema que vem sendo melhorado ano a ano para se manter competitivo. Recentemente foi apresentada uma nova opção para o setor aeroagricola, o avião a álcool, que promete se expandir para outros setores da aviação. Um estudo antigo que ficou desativado por décadas, foi reativado principalmente pela falta de disponibilidade do combustível e o preço alto no mercado, devido a constantes crises e aumento do preço do petróleo. O Avião Ipanema álcool foi uma grande conquista para o setor aeroagricola à medida que oferece um combustível alternativo e renovável com diferencial de ser menos poluente. Sua grande Vantagem está na redução dos custos operacionais, fator crucial para o crescimento desta importante atividade para o setor agrícola.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17091
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGO ALBERTO TASSI.pdfAviação agrícola e o avião a álcool719.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.