Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17050
Título: A presunsão diagnóstica da tomografia computadorizada digital na localização do aneurisma em vítimas de hemorragia suaracnóide (HSA)
Autor(es): VASCONCELOS, Érico
Orientador(es): FREITAS, Carlos Clayton Macedo de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Aneurisma;Tomografia
Data do documento: Dez-2011
Editor: 112
Referência Bibliográfica: VASCONCELOS, Érico. A presunsão diagnóstica da tomografia computadorizada digital na localização do aneurisma em vítimas de hemorragia suaracnóide (HSA), 2011. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Radiologia) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2011
Resumo: A Hemorragia subaracnóide (HSA) é um tipo de acidente vascular cerebral (AVC) com elevado índice de mortalidade e morbidade. Sua principal causa é a ruptura de um aneurisma intracraniano (80%). O diagnóstico dessa doença se faz através de um exame de tomografia computadorizada sem contraste a qual possui níveis de sensibilidade bastante significativos e nos casos onde o exame de tomografia computadorizada (TC) for negativo e a suspeita da HSA ainda se mantém, pode ser feita a coleta do LCR para a confirmação ou exclusão da doença. Já o diagnóstico do aneurisma se faz com maior frequência através da angiografia com subtração digital a qual é descrita como padrão ouro nesta modalidade. Existem outros tipos de exame que podem detectar o aneurisma como a angiotomografia e a angioressonância, mas são exames que apresentam algumas desvantagens e são pouco disponíveis no Brasil. As imagens da TC como um método de presunção na localização de aneurismas rotos são pouco relatadas na literatura, mas possuem uma significância estatística muito elevada. Para os neurocirurgiões a presunção através das imagens da TC na localização do aneurisma roto é muito importante especialmente nos casos em que há múltiplos aneurismas, essas imagens podem fazê-lo focalizar sua atenção em uma parte específica da circulação cerebral, o que irá diminuir o tempo da angiografia digital e conseqüentemente a dose de radiação. Este trabalho tem como objetivo descrever a HSA e verificar se há possibilidade das imagens obtidas pela TC, em vítimas de HSA, presumirem a localização do aneurisma roto. Para isto foi feito um levantamento da literatura nacional e internacional disponibilizados na internet e nas bibliotecas da UNESP e FATEC de Botucatu. Através dessa revisão, pode-se concluir que a HSA ainda é uma doença com elevado índice de mortalidade e morbidade e que as imagens de TC podem sim auxiliar de forma presuntiva na localização dos aneurismas que se encontram na circulação arterial anterior com índices de confiabilidade em torno de 80% e para os demais vasos não apresenta valores porcentuais significativos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17050
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÉRICO VASCONCELOS.pdf
  Restricted Access
A presunsão diagnóstica da tomografia computadorizada digital na localização do aneurisma em vítimas de hemorragia suaracnóide (HSA)825.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.