Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17038
Title: Sistema de armazenagem, transporte, distribuição de produtos perecíveis-flores de corte
Authors: PIERI, Loriza Maria de
Advisor: FERNANDES, Luís Antônio Galhego
type of document: Monografia
Keywords: Competitividade;Logística
Issue Date: Dec-2005
Publisher: 112
Citation: PIERI, Loriza Maria de. Sistema de armazenagem, transporte, distribuição de produtos perecíveis-flores de corte, 2005. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2005.
Abstract: O presente trabalho visa o detalhamento de funções logísticas muito importantes para empresas do segmento de transporte, armazenagem e distribuição de produtos perecíveis, especificamente a flor de corte. Utilizar corretamente os procedimentos logísticos resulta no aumento da competitividade das empresas, que por meio da otimização das estratégias de abastecimento, produção e distribuição dos produtos. Por ser um produto de extrema perecibilidade, existe uma certa cautela, em relação aos custos agregados a esse tipo de produção, pois o agronegócio encontra muitas barreiras em relação a infra-estrutura do transporte rodoviário. Alguns fatores relevantes no caso específico do transporte e armazenagem das flores são o nível de renda da população, aspectos culturais, regularidade da oferta, acesso e disponibilidade de produtos e pontos de-venda, o incremento de consumo esbarra em problemas de qualidade, principalmente em função da falta de procedimentos adequados na fase de pós-colheita, na qual inclui-se a necessidade de climatização adequada das áreas de armazenagem e de transporte, inclusive com o uso de câmaras frias para algumas espécies, com controle de temperatura e umidade, principalmente. Associações e cooperativas de produtores, além de profissionais ligados à área de pesquisa, vêm desenvolvendo esforços para garantir a conservação dos produtos pelo maior tempo possível e ampliar o consumo. O balanço do desenvolvimento do setor no Brasil, mostra que o crescimento, da floricultura comercial e empresarial brasileira é relativamente recente. Com o surgimento de grandes empresas produtoras e exportadoras de flores e plantas ornamentais, muitas empresas têm um notável nível de especialização e tecnologia e com o aparecimento e consolidação de pólos de produção e comercialização em diversos estados e regiões geoeconômicas, com a abertura de novos centros atacadistas nas principais Ceasas e por parte da iniciativa privada e além da criação de programas setoriais integrados de apoio às exportações, entre outras ações, esse mercado crescerá ainda mais. Institutos, como o Ibraflor mantém reservas na divulgação de dados sobre a produção brasileira de flores e movimentação financeira na cadeia produtiva, argumentando que o Brasil não dispõe de estatísticas confiáveis sobre o setor, o que torna as estimativas variáveis conforme a fonte consultada, além do fato de que, segundo o instituto, é difícil agregar a produção dessas mercadorias num único volume, pois ela é medida segundo diversos critérios, conforme a flor ou planta. Para a expansão desse mercado o Brasil deve estar melhor preparado, com equipamentos, operadores logísticos, para poder comercializar e exportar flores corretamente, mas para tanto é necessário que sejam feitos investimentos governamentais e da empresa privada para que se possa lucrar com o comércio de produto tão perecível.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17038
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LORIZA MARIA DE PIERI.pdf
  Restricted Access
Sistema de armazenagem, transporte, distribuição de produtos perecíveis-flores de corte516.03 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.