Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16927
Título: Sistemas logísticos aplicados à distribuição de cereais
Autor(es): ORSI, Artur Marcelo de Moraes
Orientador(es): ARAÚJO, João Alberto Borges de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Escoamento;Cereais
Data do documento: Jun-2005
Editor: 112
Referência Bibliográfica: ORSI, Artur Marcelo de Moraes. Sistemas logísticos aplicados à distribuição de cereais, 2005. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2005.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo demonstrar, ainda que de forma teórica, a problemática encontrada pelo escoamento da produção agrícola brasileira. Por esta visão, podemos salientar duas grandes vertentes. A falta de silos e armazéns para que se estoque de forma mais correta e direcionada os grãos, pois além de insuficientes, a grande maioria de armazéns dispostos pelo Brasil são armazéns gerais, que tratam o produto de uma forma genérica, tendo que, em alguns casos, passar por certas adaptações para se tornar capacitado para receber determinadas safras. A outra vertente é a falta e a má conservação das vias de acesso do modal rodoviário, modal esse que ainda é o mais usado para o escoamento de toda nossa produção. As estradas, principalmente as vicinais e as de acesso as fazendas, são, em quase que totalidade de terra batida, muitas sem a devida conservação periódica, e, as que apresentam pavimentação, muitas vezes estão deterioradas pelo uso de forma intensiva, ou por uma má utilização por parte do próprio usuário. Ainda nessa ultima semana (05 a 11 de junho), a Rede Globo de Televisão apresentou o problema que atingiu os produtores de café de Colatina, norte do Espírito Santo, onde a chuva do últimos dias destruiu muitas estradas, impossibilitando o escoamento da produção, e levando com a enxurrada parte do que já havia sido colhido. Ao relatar a situação à reportagem, a agricultora Enita Belz disse: “Atrapalha muito porque o caminhão não consegue chegar ao local onde está o café”. Nessa mesma propriedade, os catadores levam nas costas os sacos pelo cafezal com quatro alqueires. Também o modo de se analisar a questão logística sob a visão agroindustrial está mudando, está tomando uma forma mais madura e abrangente, o que resulta em um maior amadurecimento no tratamento da questão.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16927
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTUR MARCELO DE MORAES ORSI.pdf
  Restricted Access
Sistemas logísticos aplicados à distribuição de cereais337.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.