Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16895
Title: Balanço social: qual é o impacto do balanço social nas empresas
Other Titles: Social balance sheet: what is the impact of the social balance sheet on companies
Authors: ALMEIDA, Heitor Costa Morais
BASSI, Henrique Pinheiro
VENDRAME, José Renan
SANTOS, Kheren
FERNANDES, Leonardo Soares
Advisor: NEVES, Edmar David
type of document: Monografia
Keywords: Responsabilidade social corporativa;Sustentabilidade;Meio ambiente;Governança corporativa
Issue Date: Dec-2023
Publisher: 165
Citation: ALMEIDA, Heitor Costa Morais; BASSI, Henrique Pinheiro; VENDRAME, José Renan; SANTOS, Kheren; FERNANDES, Leonardo Soares. Balanço social: qual é o impacto do balanço social nas empresas, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Contabilidade) – Escola Técnica de Araçatuba, Araçatuba, 2023.
Abstract: A pesquisa realizada no nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) abordou o tema do balanço social e sua influência nas empresas, destacando os benefícios que ele pode trazer tanto para as organizações quanto para a sociedade em geral. Também explorou as áreas de responsabilidade social corporativa, sustentabilidade e meio ambiente, governança corporativa e engajamento dos funcionários, todas elas interligadas na busca por uma gestão empresarial mais ética, transparente e socialmente responsável. O balanço social, que surgiu nos anos 60 como uma forma de melhorar a imagem das empresas, continua sendo relevante hoje, mas enfrenta desafios em sua adoção por empresas de médio porte e grandes corporações. No entanto, os benefícios que ele pode proporcionar são significativos. Ao prestar contas à sociedade sobre suas ações sociais, ambientais e de governança, as empresas podem construir uma reputação positiva, ganhar a confiança do público, fortalecer sua marca e melhorar suas relações com funcionários, investidores e comunidades locais. A responsabilidade social corporativa e o compromisso com o meio ambiente tornaram-se cada vez mais importantes para as empresas, uma vez que os consumidores estão buscando produtos e serviços de empresas que adotam práticas sustentáveis. Empresas como a Nestlé e a Coca-Cola Brasil são exemplos de organizações que investem em iniciativas sociais e ambientais, não apenas como uma obrigação, mas também como uma estratégia de negócios para atrair clientes e talentos. Neste TCC trazemos essa parte pratica por meio de pesquisa bibliográfica e trazendo empresas mais inseridas no meio social e ambiental e que por meio disso conseguiram um crescimento e um relacionamento melhor com o público.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16895
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tecnico_em_contabilidade_2023_2_heitor_costa.pdf
  Restricted Access
250.02 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.