Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1686
Title: Realidade aumentada aplicada ao ensino da geometria
Other Titles: Augmented reality applied to the teaching of geometry
Authors: MITSUNAGA, Jacqueline Mendes
Advisor: FORTE, Cleberson Eugênio
Other contributor: PERETTO, Lincon Moreira
AMBROZANO FILHO, Irineu
type of document: Monografia
Keywords: Realidade aumentada;Informática;Geometria;Métodos de ensino
Issue Date: 1-Dec-2010
Publisher: 004
Citation: MITSUNAGA, Jacqueline Mendes. Realidade aumentada aplicada ao ensino da geometria, 2010. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Processamento de dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2010
Abstract: A utilização de recursos com a finalidade de auxiliar os educadores na disseminação de conteúdos nos ambientes educacionais vem sendo estudada há algum tempo. A utilização do computador como meio colaborativo nas interações aluno-professor e aluno-conceitos, tem se apresentado como uma solução para diversos segmentos educacionais, principalmente os mais abstratos como a geometria. Dentre as tecnologias empregadas neste contexto, podemos citar a Realidade Aumentada, que adiciona elementos virtuais tridimensionais ao ambiente do usuário, que podem manipulá-los de forma bastante intuitiva. A tecnologia ainda, apresenta grande potencial para a criação de um ambiente de aprendizado, pois permite o acesso e melhor compreensão da informação de forma natural e diferenciada, através de mecanismos como a observação e exploração, a partir de uma nova visão do conhecimento. Desta forma o objetivo da pesquisa foi a abordagem dos conceitos da Relidade Aumentada, as aplicações desenvolvidas para ambientes educacionais, analisando sua efetividade e aprovação dos alunos e professores nos processos de aprendizagem da geometria.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1686
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20102S_MITSUNAGAJacquelineMendes_TCCPD1063.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.