Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1686
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFORTE, Cleberson Eugêniopt.br
dc.contributor.authorMITSUNAGA, Jacqueline Mendes-
dc.contributor.otherPERETTO, Lincon Moreirapt.br
dc.contributor.otherAMBROZANO FILHO, Irineupt.br
dc.date.accessioned2017-11-10T16:09:42Z-
dc.date.available2017-11-10T16:09:42Z-
dc.date.issued2010-12-01-
dc.identifier.citationMITSUNAGA, Jacqueline Mendes. Realidade aumentada aplicada ao ensino da geometria, 2010. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Processamento de dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1686-
dc.description.abstractA utilização de recursos com a finalidade de auxiliar os educadores na disseminação de conteúdos nos ambientes educacionais vem sendo estudada há algum tempo. A utilização do computador como meio colaborativo nas interações aluno-professor e aluno-conceitos, tem se apresentado como uma solução para diversos segmentos educacionais, principalmente os mais abstratos como a geometria. Dentre as tecnologias empregadas neste contexto, podemos citar a Realidade Aumentada, que adiciona elementos virtuais tridimensionais ao ambiente do usuário, que podem manipulá-los de forma bastante intuitiva. A tecnologia ainda, apresenta grande potencial para a criação de um ambiente de aprendizado, pois permite o acesso e melhor compreensão da informação de forma natural e diferenciada, através de mecanismos como a observação e exploração, a partir de uma nova visão do conhecimento. Desta forma o objetivo da pesquisa foi a abordagem dos conceitos da Relidade Aumentada, as aplicações desenvolvidas para ambientes educacionais, analisando sua efetividade e aprovação dos alunos e professores nos processos de aprendizagem da geometria.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Processamento de Dadospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectGeometria-
dc.subjectMétodos de ensino-
dc.subject.otherInformação e Comunicação-
dc.titleRealidade aumentada aplicada ao ensino da geometriapt_BR
dc.title.alternativeAugmented reality applied to the teaching of geometrypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20102S_MITSUNAGAJacquelineMendes_TCCPD1063.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.