Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16853
Título: Estudo da utilização do canabidiol para o tratamento do transtorno do espectro autista
Título(s) alternativo(s): Study on the use of cannabidiol for the treatment of autism spectrum disorder
Autor(es): SOUZA, Cristiane Cassiano de
TEIXEIRA, Elizangela Costa
DRUZIAN, Kétiny de Freitas
SANTOS, Lissquelly Regina Prates dos
Orientador(es): PAGANINI, Eder Ramos
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista;Usos terapêuticos
Data do documento: Dez-2023
Editor: 165
Referência Bibliográfica: SOUZA, Cristiane Cassiano de; TEIXEIRA, Elizangela Costa; DRUZIAN, Kétiny de Freitas; SANTOS, Lissquelly Regina Prates dos. Estudo da utilização do canabidiol para o tratamento do transtorno do escpectro autista, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Farmácia) – Escola Técnica de Araçatuba, Araçatuba, 2023.
Resumo: O tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), trata-se de um transtorno neurológico que até o momento não apresenta uma causa específica definida e vem sendo um grande desafio para a medicina, hoje a grande promessa é a proposta terapêutica com o canabidiol. Os estudos apontam alguns benefícios no transtorno TEA, sendo assim acha-se pertinente o aprofundamento de seus benefícios. Atualmente, não há medicamentos que possam curar o transtorno do espectro do autismo ou todos seus sintomas. Mas alguns medicamentos podem ajudar a tratar certos sintomas associados ao TEA, especialmente certos comportamentos. (GOMES, 2021). Na atualidade, é possível destacar que o Canabidiol (CBD) é promissor para amenizar os sintomas e aumentar a qualidade de vida de indivíduos com TEA. Porém, mesmo com a aprovação da importação dessas substâncias pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ainda é necessário que tenhamos estudos mais aprofundados para a aprovação da comercialização da Cannabis medicinal para uso no TEA no Brasil, sem preconceitos relacionados ao uso, considerando a relevância científica, farmacológica e ética (Maia et al., 2016). Através de pesquisas científicas publicadas na última década, analisamos os efeitos e resultados dessa nova droga com o intuito de esclarecer algumas dúvidas principalmente aos familiares de crianças com TEA, e demonstrar algumas formas farmacêuticas que já podem ser importadas e comercializadas no Brasil. Muitas vezes, os sintomas do TEA podem ter um impacto significativo na vida dos indivíduos e de seus familiares. Frequentemente, famílias buscam tratamentos alternativos, na tentativa de melhorar alguns sintomas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16853
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnico_emfarmacia_2023_2_cristiane_cassiano_de_souza.pdf
  Restricted Access
968.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.