Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16698
Title: Projeto de certificação e rastreabilidade agrícola a partir de implantação do código Q.R.
Authors: CORREIA, Luciane da Conceição
Advisor: MARTINS, Edson Aparecido
type of document: Monografia
Keywords: Qualidade da produção - certificação;Rastreamento
Issue Date: Jun-2015
Publisher: 112
Citation: CORREIA, Luciane da Conceição. Projeto de certificação e rastreabilidade agrícola a partir de implantação do código Q.R., 2015. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2015.
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo apresentar um arcabouço analítico que permita organizar as peças fundamentais a serem trabalhadas no que concerne ao processo de certificação e rastreabilidade, nas propriedades rurais do município de Pardinho. Para o desenvolvimento deste processo, foram realizadas várias parcerias, buscando agregar valor à produção agrícola, sem oferecer alto custo de implantação ao produtor rural. A implantação está sendo feita de forma exploratória, bibliográfica e utilizando artigos científicos, com abordagem qualitativa para criação do código Q.R., objetivando o rastreamento da cultura lichia a ser certificada, utilizando como propriedade experimental o Sítio São João no Município de Pardinho. Levando em consideração além do manejo da cultura, os aspectos legais e ambientais da propriedade. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, rastreabilidade representa a possibilidade de o consumidor conhecer “a vida pregressa” dos produtos e identificar os possíveis perigos à saúde coletiva a que foram expostos durante a sua produção e distribuição. Concluímos que esses registros permitem identificar até mesmo a origem das matérias-primas e insumos utilizados na produção.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16698
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANE DA CONCEIÇÃO CORREIA.pdfProjeto de certificação e rastreabilidade agrícola a partir de implantação do código Q.R.2.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.