Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16696
Título: O efeito dos substratos para o desenvolvimento, a qualidade e o custo de produção de mudas clonais de Eucalyptus urophylla
Autor(es): FRANCO, Mariana Martins
Orientador(es): LOMBARDI, Ana Paula Zimbardi
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Controle de custos;Eucalipto
Data do documento: Fev-2015
Editor: 112
Referência Bibliográfica: FRANCO, Mariana Martins. O efeito dos substratos para o desenvolvimento, a qualidade e o custo de produção de mudas clonais de Eucalyptus urophylla, 2015. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2015.
Resumo: Dentre as várias espécies arbóreas existentes, o Eucalyptus, devido às características de rápido crescimento, ampla diversidade de espécies e produtividade tem sido extensivamente utilizado em plantios florestais. A importância econômica das florestas plantadas, especialmente de eucaliptos, responde a US$ 21 bilhões no setor industrial florestal, o que corresponde a 4 % do PIB Nacional e garante uma empregabilidade de 10,5% da população economicamente ativa, entre empregos diretos e indiretos. O objetivo deste trabalho foi analisar a performance de duas formulações distintas de substratos, para a produção de mudas florestais de Eucalyptus urophylla e avaliar as suas influências no padrão de qualidade, correlacionado com os custos envolvidos na produção da muda. As estacas da espécie estudada foram do híbrido espontâneo conhecido como 144 de Eucalyptus urophylla e foram adicionados aos substratos como adubação de base, 2 kgm-3 de Super Fosfato Simples (18% de P2O5e 8% de S)e 2 kg m-3 de Yorin Master1 (18,0% de Ca, 7,0% de Mg, 0,10% de B, 0,06% de Cu, 0,30% de Mn, 9,0% de Si e 0,55% de Zn). O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualisado (DIC), composto por 2 tratamentos com 4 parcelas de 25 repetições, totalizando 50 repetições por tratamento, sendo as mudas avaliadas pelo teste de Tukey a 5%. Em decorrência dos parâmetros morfológicos avaliados entre os dois tipos de substrato analisados, constatou-se que as mudas foram produzidas dentro dos padrões de desenvolvimento e de qualidade, porém, deve se ressaltar que, existem certos fatores externos que atraem aspectos negativos ao analisar os parâmetros econômicos que devem ser considerados para a tomada de decisões. O conhecimento dos custos de qualquer atividade agronômica que tende a proporcionar uma série de possibilidades de criação de vantagens economicamente competitivas, ficando a critério do gestor a escolha de determinado substrato para insumo, devido a sua disponibilidade e distância da região produtora de mudas florestais.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16696
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANA MARTINS FRANCO.pdfO efeito dos substratos para o desenvolvimento, a qualidade e o custo de produção de mudas clonais de Eucalyptus urophylla988.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.