Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16688
Title: Importância da orçamentação e do planejamento estratégico na unidade produtiva agrícola familiar
Authors: NASCIMENTO, Michele Reche
Advisor: LOMBARDI, Ana Paula Zimbardi
type of document: Monografia
Keywords: Lucro;Sazonalidade;Agricultura familiar
Issue Date: Jun-2014
Publisher: 112
Citation: NASCIMENTO, Michele Reche. Importância da orçamentação e do planejamento estratégico na unidade produtiva agrícola familiar, 2014. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2014.
Abstract: As adversidades climáticas e a sazonalidade são apenas alguns exemplos que o produtor rural tende a enfrentar ao longo do ano safra, mas também para o pequeno agricultor familiar a falta de novas tecnologias, assistência técnica, planejamento e noções básicas de contabilidade faz com que este cenário se torne mais difícil. Pois, vive-se em um mundo capitalista e é necessário atingir uma lucratividade para poder sustentar de maneira digna sua família. Este trabalho visa demonstrar que é possível criar indicadores e utilizar ferramentas de gestão, para que o agricultor rural possa atingir seu objetivo mediante a tomada de decisão correta. Por intermédio da assistência técnica realizada pelos técnicos agrícolas do Itesp, foi possível realizar uma análise agronômica, que mostrou que mediante a rotação de cultura e da adubação verde é possível ter melhorias significantes no tratamento do solo, ocorrendo um significativo aumento na produtividade a partir da próxima safra. Através da consolidação das culturas milho, feijão e crotalária obteve-se uma margem operacional bruta de 57,33%, margem operacional líquida de 41,36% e um lucro líquido de R$ 83.030,20 que resultou em uma taxa de retorno sobre o investimento de 70,52%. A análise da viabilidade econômica é de extrema importância para promover a comprovação de que a análise agronômica é financeiramente viável e dá a possibilidade de obter um planejamento do lucro líquido final. Deste modo, conclui-se que com esta forma de manejo das culturas mantém o agricultor familiar menos vulnerável, promove melhoria na qualidade de vida, sustentabilidade e perenidade do seu agronegócio.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16688
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICHELE RECHE NASCIMENTO.pdfImportância da orçamentação e do planejamento estratégico na unidade produtiva agrícola familiar821 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.