Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16684
Título: Processo de substituição da seiva para o tratamento de madeira de eucalipto em uma propriedade rural
Autor(es): BRITO, Edson Graciano
Orientador(es): DELMANTO JÚNIOR, Osmar
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Madeira;Eucalipto
Data do documento: Jun-2014
Editor: 112
Referência Bibliográfica: BRITO, Edson Graciano. Processo de substituição da seiva para o tratamento de madeira de eucalipto em uma propriedade rural, 2014. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2014.
Resumo: O tratamento da madeira no Brasil propagou-se em 1909 quando iniciaram as primeiras tentativas de emprego de eucalipto como postes e culminou em 1935, com sua utilização pela Companhia Telefônica Brasileira. A partir deste período os estudos sobre tratamento de madeira evoluíram com grande quantidade de produtos e de métodos de preservação para o uso a que se destina. Atualmente, é possível preservar por até quarenta anos madeiras de fácil apodrecimento como, por exemplo, a do eucalipto, facilitando o uso de materiais oriundos de plantações florestais comerciais aliviando a pressão sobre as florestas naturais. O Brasil comparado com a Alemanha, Suécia, Estados Unidos e Finlândia ainda é um país que faz pouco uso das vantagens dos novos métodos para conservação da madeira, devido à dificuldade dos produtores de terem acesso aos conhecimentos sobre as diferentes técnicas e produtos indicados de eficiência comprovada. À vista disso, o presente estudo visou mostrar a viabilidade do tratamento da madeira de eucalipto nas pequenas propriedades rurais empregando o método de substituição da seiva para sua conservação. Do trabalho realizado concluiu-se da viabilidade do método da substituição da seiva para ser aplicado em uma propriedade rural, preservando por meio do tratamento a durabilidade da madeira de eucalipto. É perfeitamente possível e econômico proteger a madeira utilizada, em construções e marcenarias contra cupins, apodrecimento e manchas, por meio de processos práticos e simples capazes de economicamente proteger e aumentar a durabilidade natural da madeira.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16684
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDSON GRACIANO BRITO.pdfProcesso de substituição da seiva para o tratamento de madeira de eucalipto em uma propriedade rural4.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.