Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16658
Título: | Educação midiática: o uso da educomunicação no combate às fake news, com o auxílio da gamificação |
Título(s) alternativo(s): | Media education: the use of educommunication in combating fake news, with the aid of gamification |
Autor(es): | VELOSO, Gabriela Fernanda Silva SILVA, Gislaynne Nunes da SOARES, Isabelli Lima RAMOS, Nicoly Silva |
Orientador(es): | CASSEMIRO, Flávia Paes do Amaral |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Educação;Comunicação |
Data do documento: | 5-Dez-2023 |
Editor: | 172 |
Referência Bibliográfica: | VELOSO, G. F. S. et al. Educação midiática: o uso da educomunicação no combate às fake news, com o auxílio da gamificação, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Sapopemba (Fazenda da Juta - São Paulo), São Paulo, 2023. |
Resumo: | Considerando que vivemos em uma sociedade hiperconectada, ou seja, que possui a
necessidade de estar presente a maior parte do tempo nas redes sociais digitais, podemos
perceber a facilidade no comunicar, e consequentemente no compartilhamento de notícias,
situação beneficente e favorável para a disseminação de informação entre as pessoas, porém
ocorre-se o risco da circulação de boatos, gerando a desinformação. Mediante isso, temos em
mente o valor da educação e do desenvolvimento do senso crítico, como elementos que
favorecem a identificação de falsas notícias, na busca para evitar possíveis prejuízos . Desse
modo, é importante destacar a Educação Midiática como uma ferramenta essencial em nosso
cotidiano, não só apenas para lidar com questões relacionadas às fake news, mas também
como forma de aprendizado, ensinando principalmente crianças e jovens a desenvolverem
habilidades e competências na consolidação de repertórios midiáticos. Logo, este trabalho
analisa e ressalta a importância da Educação Midiática nas escolas, bem como em aplicativos
e jogos, que podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem de maneira lúdica e
divertida. Considering that we live in a hyperconnected society, that is, one that has the need to be present most of the time on digital social networks, we can perceive the ease of communication, and consequently the sharing of news, a beneficial and favorable situation for the dissemination of information among people. However, there is a risk of the circulation of rumors, generating misinformation. In view of this, we have in mind the value of education and the development of critical thinking as elements that favor the identification of fake news, in the search to avoid possible damages. Therefore, it is important to highlight Media Education as an essential tool in our daily lives, not only to deal with issues related to fake news but also as a form of learning, teaching children and young people especially to develop skills and competences in the consolidation of media repertoires. Hence, this work analyzes and emphasizes the importance of Media Education in schools as well as in apps and games that can contribute to learning development in a playful and fun way. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16658 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
marketing_2023_2_gabrielafernanda_educacaomediaticaousoda.pdf | 157.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.