Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16628
Title: Importância da preservação da mata ciliar do ribeirão Lavapés, situado no município de Botucatu-SP
Authors: PAIOLI, Veridiana Vizzotto
Advisor: MENDES JUNIOR, Antônio Aparecido
type of document: Monografia
Keywords: Agronegócio;Matas ciliares
Issue Date: Jul-2013
Publisher: 112
Citation: PAIOLI, Veridiana Vizzotto. Importância da preservação da mata ciliar do ribeirão Lavapés, situado no município de Botucatu-SP, 2013. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2013.
Abstract: A água é um recuso natural indispensável para todos os processos produtivos do agronegócio, englobando a agricultura, pecuária e agroindústrias. Com o passar dos anos esse recurso vem ficando cada vez mais escasso, com isso a necessidade da preservação natural vem ganhando mais espaço. Como a mata ciliar é um dos mecanismos de proteção para a qualidade da água observou-se a importância da preservação da mesma. O objetivo do presente trabalho visa, mostrar através de análises físico químicas a importância da mata ciliar para os produtores rurais da região de Botucatu, na questão da preservação da qualidade da água. Para isso foram coletadas amostras de água em diferentes pontos do Ribeirão Lavapés, localizado na Escola do Meio Ambiente de Botucatu-SP. Utilizou-se de documentação indireta através de pesquisa exploratória a literatura vigente (pesquisa bibliográfica), e a documentação direta com a observação sistemática e a pesquisa de laboratório no Laboratório de Recursos Hídricos da FCA / UNESP – Botucatu. Buscou-se mostrar também que situações exógenas associadas à falta de proteção ciliar podem ser fontes potenciais de poluição e consequentemente agravar a situação do córrego ao longo do seu percurso. Chegou-se a conclusão a real importância da mata ciliar de acordo com os resultados da pesquisa executada.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16628
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERIDIANA VIZZOTTO PAIOLI.pdfImportância da preservação da mata ciliar do ribeirão Lavapés, situado no município de Botucatu-SP2.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.