Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16569
Título: reaproveitamento de resíduos orgânicos através do processo compostagem na Escola do Meio Ambiente de Botucatu
Autor(es): OLIVEIRA, Mateus William de
Orientador(es): TONIN, Fábio Bechelli
Tipo documental: Projeto de pesquisa
Palavras-chave: Resíduos;Compostagem;Meio ambiente
Data do documento: Dez-2012
Editor: 112
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Mateus William de. reaproveitamento de resíduos orgânicos através do processo compostagem na Escola do Meio Ambiente de Botucatu. Projeto de pesquisa (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2012.
Resumo: Atualmente um dos maiores problemas ambientais diz respeito à destinação correta de resíduos sólidos de origem domiciliar. Tais resíduos, quando dispostos no solo sem tratamento e em grandes quantidades, provocam graves problemas de contaminação ambiental. O processo de compostagem é utilizado em alguns seguimentos do agronegócio sendo considerado uma versão acelerada do processo natural de decomposição da matéria orgânica no solo, obtida através de condições favoráveis à atividade microbiana, como temperatura, umidade, aeração e pH. O presente trabalho objetivou levar estas informações a jovens do ensino fundamental do município de Botucatu e região à fim de desenvolver uma maior conscientização ambiental nesta nova geração de cidadãos. Buscou-se passar o conhecimento do processo de compostagem através da reutilização de resíduos sólidos orgânicos, utilizando restos de alimentos oriundos da cozinha e dejetos animais oriundos da pecuária leiteira. O trabalho foi desenvolvido na Escola do Meio Ambiente (EMA) em Botucatu, durante os meses de setembro a novembro de 2012. Os resíduos orgânicos de cozinha foram obtidas na EMA, enquanto os resíduos de origem animal vieram da parceria com a FMVZ (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia) da UNESP de Botucatu. Durante este período os jovens visitantes da EMA receberam informações, resaltando os benefícios socioambientais da compostagem, acompanhando de perto o processo na prática. Ao final, mais de 1.200 crianças e jovens, acompanhadas por monitores da EMA, conseguiram vivenciar este processo de reciclagem orgânica e ver que é possível o reaproveitamento de resíduos gerados em residências e propriedades rurais, reduzindo o impacto ambiental.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16569
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATEUS WILLIAM DE OLIVEIRA.pdfreaproveitamento de resíduos orgânicos através do processo compostagem na Escola do Meio Ambiente de Botucatu1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.