Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16564
Title: | Motivação como ferramenta de gestão de pessoas para colaboradores de instituições públicas estaduais da região de Franca. |
Other Titles: | Motivation as a people management tool for employees of state public institutions in the Franca region |
Authors: | XAVIER, Kedy Milla Pires FALEIROS, Rita de Cássia Paulino |
Advisor: | DANDARO, Fernando |
Other contributor: | DANDARO, Fernando NEVES, Heloísa Helena Perbone BARBOSA, Maria Sílvia Pereira Rodrigues Alves |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Ambiente escolar;Organização administrativa;Organização do trabalho |
Issue Date: | 20-Dec-2023 |
Publisher: | 109 |
Citation: | XAVIER, Kedy Milla Pires; FALEIROS, Rita de Cássia Paulino. Motivação como ferramenta de gestão de pessoas para colaboradores de instituições públicas estaduais da região de Franca. Franca/SP. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos). - Faculdade de Tecnologia de Franca -“Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2023 |
Abstract: | No mundo contemporâneo, as organizações estão presentes em todos os aspectos que demandam necessidades ao indivíduo, seja no consumo de bens e serviços ou no processo educacional. Dessa forma, torna-se essencial conhecer o funcionamento da organização escolar, seus recursos, estrutura e como as pessoas podem ser gerenciadas. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo reconhecer a escola como uma organização formal em relação aos processos gerenciais e de gestão de pessoas, identificar as teorias motivacionais, utilizando-as como ferramenta para diagnosticar o contexto motivacional dos colaboradores de instituições de ensino estadual da região de Franca/SP. Como metodologia, utilizou-se o levantamento bibliográfico exploratório e pesquisa de campo descritiva com aplicação de questionário semiaberto, obtendo, assim, dados secundários e primários oportunizando uma análise qualitativa. Como resultado, verificou-se que os colaboradores de instituições públicas possuem as mesmas características e necessidades que os colaboradores de empresas privadas, carecendo de uma gestão da área de Recursos Humanos, principalmente, junto ao processo de motivação, pois identificou-se que mais de 50% dos respondentes entendem que querem sentir satisfação pelo trabalho, desempenho pessoal e possuem a necessidade de ser valorizados. In the contemporary world, organizations are present in all aspects that demand individual needs, whether in the consumption of goods and services or in the educational process. Therefore, it is essential to know how the school organization works, its resources, structure and how people can be managed. For that, the present work aims to consider the school as a formal organization in relation to managerial and people management processes, identify motivational theories, using them as a tool to diagnose the motivational context of employees at the state educational institution of region of Franca/SP. As a methodology, an exploratory bibliographic survey and descriptive field research were used with the application of a semi-open questionnaire, thus obtaining secondary and primary data providing a qualitative analysis. As a result, employees from public institutions have the same characteristics and needs that employees from private companies do, taking care of the management of the Human Resources area, mainly, along with the motivation process, as it was identified that more than 50% of those interviewed people understand that they want to feel satisfaction from work, personal performance and they have the need to be valued. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16564 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
15. KEDY MILLA PIRES XAVIER E RITA DE CÁSSIA PAULINO FALEIROS.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.