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dc.contributor.advisorDANDARO, Fernando-
dc.contributor.authorXAVIER, Kedy Milla Pires-
dc.contributor.authorFALEIROS, Rita de Cássia Paulino-
dc.contributor.otherDANDARO, Fernando-
dc.contributor.otherNEVES, Heloísa Helena Perbone-
dc.contributor.otherBARBOSA, Maria Sílvia Pereira Rodrigues Alves-
dc.date.accessioned2024-03-12T11:40:53Z-
dc.date.available2024-03-12T11:40:53Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationXAVIER, Kedy Milla Pires; FALEIROS, Rita de Cássia Paulino. Motivação como ferramenta de gestão de pessoas para colaboradores de instituições públicas estaduais da região de Franca. Franca/SP. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos). - Faculdade de Tecnologia de Franca -“Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16564-
dc.description.abstractNo mundo contemporâneo, as organizações estão presentes em todos os aspectos que demandam necessidades ao indivíduo, seja no consumo de bens e serviços ou no processo educacional. Dessa forma, torna-se essencial conhecer o funcionamento da organização escolar, seus recursos, estrutura e como as pessoas podem ser gerenciadas. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo reconhecer a escola como uma organização formal em relação aos processos gerenciais e de gestão de pessoas, identificar as teorias motivacionais, utilizando-as como ferramenta para diagnosticar o contexto motivacional dos colaboradores de instituições de ensino estadual da região de Franca/SP. Como metodologia, utilizou-se o levantamento bibliográfico exploratório e pesquisa de campo descritiva com aplicação de questionário semiaberto, obtendo, assim, dados secundários e primários oportunizando uma análise qualitativa. Como resultado, verificou-se que os colaboradores de instituições públicas possuem as mesmas características e necessidades que os colaboradores de empresas privadas, carecendo de uma gestão da área de Recursos Humanos, principalmente, junto ao processo de motivação, pois identificou-se que mais de 50% dos respondentes entendem que querem sentir satisfação pelo trabalho, desempenho pessoal e possuem a necessidade de ser valorizados.pt_BR
dc.description.abstractIn the contemporary world, organizations are present in all aspects that demand individual needs, whether in the consumption of goods and services or in the educational process. Therefore, it is essential to know how the school organization works, its resources, structure and how people can be managed. For that, the present work aims to consider the school as a formal organization in relation to managerial and people management processes, identify motivational theories, using them as a tool to diagnose the motivational context of employees at the state educational institution of region of Franca/SP. As a methodology, an exploratory bibliographic survey and descriptive field research were used with the application of a semi-open questionnaire, thus obtaining secondary and primary data providing a qualitative analysis. As a result, employees from public institutions have the same characteristics and needs that employees from private companies do, taking care of the management of the Human Resources area, mainly, along with the motivation process, as it was identified that more than 50% of those interviewed people understand that they want to feel satisfaction from work, personal performance and they have the need to be valued.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher109pt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectOrganização administrativapt_BR
dc.subjectOrganização do trabalhopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleMotivação como ferramenta de gestão de pessoas para colaboradores de instituições públicas estaduais da região de Franca.pt_BR
dc.title.alternativeMotivation as a people management tool for employees of state public institutions in the Franca regionpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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