Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16528
Title: Gado de corte confinado objetivando melhorias na produção de uma propriedade rural
Authors: ROSSITO, José Renato D'Arruiz
Advisor: NARDI JUNIOR, Geraldo de
type of document: Monografia
Keywords: Confinamento animal;Nutrição
Issue Date: Jul-2012
Publisher: 112
Citation: ROSSITO, José Renato D'Arruiz. Gado de corte confinado objetivando melhorias na produção de uma propriedade rural, 2012. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2012.
Abstract: O presente estudo avaliou o sistema de confinamento de gado de corte de uma propriedade rural localizada no município de Itatinga – SP, objetivando melhorias em seu confinamento. Confinar é um sistema de criação de bovinos em que os lotes de animais são encerrados em piquetes ou currais com área restrita, e onde os alimentos e água necessários são fornecidos em cochos. O objetivo é analisar a produção de gado de corte confinado, visando melhorias na produtividade, enfatizando os três “pilares” da produção animal: nutrição, manejo e genética. Nesse estudo foram confinados 390 animais das raças Nelore, Angus, Braford e Bonsmara que foram divididos em seis baias de confinamento de 45,5 x 30 m2 , a média de peso inicial dos animais foi de 381,75 kg, permanecendo em média 70 dias confinados, o ganho de peso médio por dia foi de 1,3 kg, chegando a uma média de peso final de 482,47 kg, com um rendimento médio de carcaça de 54%, obtendo assim um peso médio de 17,34@. Os dados coletados foram analisados e interpretados, visando fazer com que o sistema de confinamento se torne mais eficiente, e através da literatura consultada podemos chegar a conclusão nesse estudo que a nutrição empregada está de acordo com a literatura demonstrado pelo bom índice de ganho de peso, os animais deveriam entrar com um peso mais leve, pois pelos dados coletados estes já apresentavam um peso de abate, o tempo em confinamento também foi muito curto devido ao peso acima do recomendado. Os lotes dos animais poderiam ser mais homogêneos com relação ao número de animais, peso e genética, além de serem separados por raça para ser observado qual seria a que se adaptasse melhor a região. Com isso o diagnóstico do perfil da produção animal foi feito pelo tecnólogo em agronegócio para uma melhor produtividade da propriedade.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16528
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ RENATO D’ ARRUIZ ROSSITO.pdf
  Restricted Access
Gado de corte confinado objetivando melhorias na produção de uma propriedade rural757.97 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.