Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16511
Título: Certificação de café: um estudo de caso na associação de produtores de café da região de Pratânia-SP
Autor(es): VIDOTTO, Rosângela Cristina
Orientador(es): KATZ, Ieoschua
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Café;Qualidade da produção - certificação;Gestão ambiental
Data do documento: Dez-2011
Editor: 112
Referência Bibliográfica: VIDOTTO, Rosângela Cristina. Certificação de café: um estudo de caso na associação de produtores de café da região de Pratânia-SP, 2011. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2011.
Resumo: O café proporcionou um novo ciclo econômico no Brasil, criando novas possibilidades de acumulação de capital, provocando as condições básicas para a industrialização. Os fazendeiros, ou "barões do café", transformaram o Brasil desde a década de 1890, como o maior produtor mundial de café. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da certificação Fair Trade para os produtores rurais da região do município de Pratânia em suas lavouras cafeeiras para conhecer os benefícios e vantagens adquiridas após a certificação, para isso a pesquisa buscou conhecer os gastos envolvidos no processo de implantação da certificação e as perspectivas alcançadas e quais as mudanças pontuais que foram necessárias realizar para a correta implantação do processo exigido por entidades internacionais. Ao fazer a análise comparativa entre a produção do café convencional e certificação Fair Trade alcançadas pelos produtores da Associação Rural Giocondo Bassetto junto com a certificação UTZ Certified, onde foi analisado o processo de implantação de cada caso para identificar qual seria mais viável implantar nessa associação. Em ambas, as certificações Fair Trade, UTZ Certified, os produtores de café conseguirão uma diferenciação no mercado internacional e, portanto um preço final diferenciado dos demais produtores. A análise dessa atividade realizada pela associação e pelos produtores merece um estudo mais aprofundado para permitir a divulgação e ampliação das informações para outros produtores de outras regiões dando assim uma contribuição para a melhoria de cada sistema que poderá ser implantado. O estudo também evidência a necessidade do produtor organizar-se em associações de classe ou cooperativas, para fortalecer o processo para a aquisição de insumos por um valor mais acessível, como para a comercialização da produção. A certificação trouxe também a responsabilidade ambiental, social, através da prática de agricultura sustentável, através da padronização estabelecida para suas atividades produtivas a fim de buscar sempre a qualidade superior de seu produto final.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16511
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSÂNGELA CRISTINA VIDOTTO.pdfCertificação de café: um estudo de caso na associação de produtores de café da região de Pratânia-SP1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.