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Title: Desenvolvimento de ferramenta de gestão para quantificação de pacientes que aguardam internação em um pronto-socorro de uma unidade hospitalar
Authors: JOAQUIM, Elaine Vieira de Brito Fernandes
Advisor: MARCONDES, Ana Lúcia
type of document: Artigo científico
Keywords: Serviços hospitalares;Hospitalização
Issue Date: 2017
Publisher: 112
Citation: JOAQUIM, Elaine Vieira de Brito Fernandes. Desenvolvimento de ferramenta de gestão para quantificação de pacientes que aguardam internação em um pronto-socorro de uma unidade hospitalar, 2017. Artigo científico (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2017
Abstract: As instituições hospitalares públicas têm buscado a adoção de práticas de gerenciamento financeiro e de custos cada vez mais eficientes, em função da escassez de recursos e aumento da demanda que busca por atendimento nas unidades de saúde. Sob a ótica da limitação de ressarcimentos estabelecidos pela tabela do SUS, faz-se necessário identificar possíveis inadequações com perda financeira na busca da criação de estratégias para minimizar prejuízos. O objetivo desse trabalho foi realizar uma pesquisa quantitativa com dados secundários do grupo de pacientes que aguardaram por internação na sala de observação do Pronto Socorro de um hospital público do interior paulista, com tempo de permanência superior a 24 horas no local. Entre as metodologias utilizadas, a técnica de amostragem permitiu quantificar o número de pacientes, objeto deste estudo. Os resultados obtidos através da amostragem revelaram que 80 pacientes encaminhados à internação, permaneceram no local por mais de 24 horas, o que representou 11% do total de pacientes com o mesmo destino, no período de seis meses. Proporcionou, ainda, quantificar o total de diárias que excederam 24 horas, resultando em 111 dias. O conhecimento dessas informações servirá de subsídio para o planejamento de estratégias para minimizar esse problema que tem como consequências a perda financeira para a instituição, além da implicação do aspecto de falta de humanização, uma vez que os pacientes aguardam em macas no local.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16460
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