Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16412
Title: O 5G na educação: um olhar sob a perspectiva do educador
Other Titles: 5G in education: a look from the educator's perspective
Authors: MATOS, Flávio Chagas de
SILVA, Henrique Procópio da
Advisor: FEDICHINA, Marcio Antonio Hirose
type of document: Artigo científico
Keywords: Tecnologia;Educação
Issue Date: 21-Jun-2023
Publisher: 171
Citation: MATOS, F. C.; SILVA, H. P.; FEDICHINA, M. A. H. Análise da percepção dos consumidores de uma varejista alimentícia sobre as estratégias de marketing digital utilizadas pela empresa. 2023. Artigo de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2023. Artigo apresentado na V Jornada Acadêmica, Científica e Tecnológica, 2023, Jales-SP.
Abstract: O 5G é a nova geração de conexão pela internet que está revolucionando o mundo e a maneira como as pessoas vivem e as empresas trabalham. Com esta tecnologia, novas formas de organizar, desenvolver e realizar atividades surgirão e, assim, os profissionais do futuro terão que se reinventar para conseguirem se realocar no mercado, trazendo novas possibilidades para todos, em relação aos negócios, à economia e ao relacionamento interpessoal. Com isso, o presente artigo pretende demonstrar um olhar para esta adaptação por parte dos profissionais e um maior conhecimento sobre a tecnologia e suas inovações. Este fenômeno, que impactará a sociedade e mais especificamente aos processos de educação, certamente terá o poder de promover mudanças significativas em suas estruturas e maneiras de operação, tanto em número de alunos e infraestrutura, quanto em automação e tomada de decisões, por exemplo, evidenciando a importância da compreensão total ou significativa do que esta nova tecnologia representará para o posicionamento e a própria sobrevivência das instituições de ensino. Para os profissionais de educação, os impactos incidirão na metodologia de ensino e na utilização dos meios tecnológicos para a aplicação dos conhecimentos propostos na base curricular, podendo trazer inovações na forma de transmissão de conhecimento e aprendizagem. Por haver dificuldades na adaptação dos docentes e discentes com as inovações que a conexão 5G trará, evidencia-se a importância da compreensão total ou significativa do que esta nova tecnologia representa para o posicionamento e a própria sobrevivência das instituições de ensino e organizações.
5G is the new generation of internet connectivity that is revolutionizing the world and the way people and businesses live and work. With this technology, new ways of organizing, developing and carrying out activities will emerge and, thus, the professionals of the future will have to reinvent themselves to be able to relocate themselves in the market, bringing new possibilities for everyone, in relation to business, the economy and interpersonal relationships. . With this, the present previous article demonstrates that a look for an adaptation by the professionals and a greater knowledge about the technology and its innovations. This phenomenon, which will impact society and more specifically education processes, will certainly be able to promote significant changes in its structures and ways of operating. Both in number of students, infrastructure, automation and decision-making, for example. Evidencing the importance of a complete or significant understanding of what this new technology will represent for the positioning and survival of educational institutions. For education professionals, the impacts will affect their teaching methodology and use of technological means for the application of standard knowledge in the curricular base, allowing for many innovations in the form of knowledge transmission and learning. There may be difficulties in adapting teachers and students to the innovations that the 5G connection has supported, highlighting the importance of a full or meaningful understanding of what this new technology represents, for the positioning and survival of educational institutions and organizations.
Description: Artigo apresentado na V Jornada Acadêmica, Científica e Tecnológica, 2023, Jales-SP.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16412
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.