Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16408
Título: A utilização do marketing digital como ferramenta de expansão de negócios a empreendedores da zona leste de SP de 2018 a 2023
Título(s) alternativo(s): The use of digital marketing as a business expansion tool for Entrepreneurs from the East Zone of SP from 2018 to 2023.
Autor(es): ARAUJO, Emilly Pereira
SOUZA, Evellyn Cristna de
CESPEDES, Joel Sahire
PEREIRA, Julia Santos
SANTOS, Matheus Feitosa dos
SILVA, Paulo Sergio Almeida da
Orientador(es): PIO, Priscila Lima
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing de mídias sociais;Empreendedorismo
Data do documento: Dez-2023
Editor: 199
Referência Bibliográfica: ARAUJO, Emilly Pereira. SOUZA, Evellyn Cristna de. CESPEDES, Joel Sahire. PEREIRA, Julia Santos. SANTOS, Matheus Feitosa dos. SILVA, Paulo Sergio Almeida da. A utilização do marketing digital como ferramenta de expansão de negócios a empreendedores da zona leste de SP de 2018 a 2023, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2023
Resumo: Em resumo, o marketing digital é uma ferramenta muito importante para alavancar e dar visibilidade às empresas. Reunindo estratégias e se revolucionando a cada dia, ele carrega um objeto único e importante: conquistar os seus clientes. Nossa proposta é mostrar a importância e eficácia na utilização do marketing digital e o seu papel como uma ferramenta de expansão. E quando pensamos em marketing digital, logo nos vem a pergunta: A sua utilização na divulgação de negócios é suficiente para alavancar e gerar rentabilidade de uma organização/empresa? Com tudo, nosso objetivo é demonstrar como essa ferramenta pode ser eficiente para a expansão das empresas no mercado. Reunimos alguns objetos específicos, dentre eles estão: Analisar os desafios enfrentados pelos empreendedores ao implementar o Marketing Digital em seus negócios e propor a implementação do marketing digital. Quando se trata de criar estratégias e expandir os seus negócios, o marketing digital é uma ferramenta poderosa. Com a evolução da tecnologia, é de suma importância que formação empreendedores busquem conhecimento para utilizar a ferramenta de forma correta, e assim, atingir o seu principal objetivo. Reunimos algumas hipóteses sobre o marketing, dentre elas estão: A implementação de estratégias de marketing digital resultou em um aumento nas vendas e no crescimento dos empreendedores da zona leste de SP. A metodologia usada para efetuar as pesquisas em resumo foram: buscar informações por meio de veículos de comunicação, estudo desenvolvido com base em material publicado como revistas, artigos e etc. Além de duas outras formas de pesquisa, sendo elas pesquisa explicativa e pesquisa de campo. A pesquisa realizada com empreendedores brasileiros revelou insights valiosos sobre o uso e o conhecimento do marketing digital em seus negócios. O marketing digital, que é um conjunto de estratégias e ferramentas que utilizam a internet para divulgar produtos ou serviços, gerar leads, fidelizar clientes e aumentar as vendas, é conhecido por 95,7% dos empreendedores. No entanto, apenas 47,8% deles têm conhecimento sobre ele na hora de empreender. A maioria dos empreendedores (82,6%) acredita que teriam resultados menos positivos se não utilizassem o marketing digital para divulgar seus produtos. Além disso, 73,9% deles consideram útil reservar parte do seu lucro para investir no marketing digital. Isso mostra a importância que o marketing digital tem para os empreendedores. No entanto, a pesquisa também revelou algumas dificuldades enfrentadas pelos empreendedores. A principal delas é o gerenciamento, apontado por 39,1% dos entrevistados. Os impostos altos (26,1%) e as baixas vendas (17,4%) também foram mencionados como desafios. Diante desses resultados, a pesquisa sugere que os empreendedores invistam mais no marketing digital e busquem conhecimento aprofundado sobre ele. O marketing digital é uma ferramenta poderosa para a divulgação de produtos/serviços e tem um custo muito baixo e acessível para todos. Através da própria internet, é possível alavancar as vendas e obter melhores resultados para a empresa. Portanto, investir no marketing digital e buscar conhecimento sobre ele pode ser uma estratégia eficaz para superar os desafios enfrentados pelos empreendedores e alcançar o sucesso nos negócios.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16408
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adm_2023_2_e-t_emillypereira_autilizaçãodomarketing.pdf
  Restricted Access
472.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.