Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16387
Title: A importância do endomarketing e do employer branding no desenvolvimento do marketing interno
Authors: PONTES, Karoline Silva de
SILVA, Nathane Ribeiro de Jesus da
SANTOS, Rhuana Tayrine Lima Coelho dos
PIRES, Naiara dos Anjos
Advisor: TEIXEIRA, Karen dos Reis Fernandes
type of document: Monografia
Keywords: Endomarketing;Marcas
Issue Date: Jun-2018
Publisher: 172
Citation: PONTES, K. S. de et al. A importância do endomarketing e do employer branding no desenvolvimento do marketing interno, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Escola Técnica Estadual ETEC de Sapopemba (Fazenda da Juta - São Paulo), São Paulo, 2018.
Abstract: Esse trabalho tem o intuito de trazer informações para deixar os empregados e os empregadores satisfeitos com o ambiente organizacional, deixando a empresa com uma boa reputação, agradando os funcionários e os deixando satisfeitos no ambiente de trabalho, dando premiações, bonificações e fazendo eventos. Para a organização é essencial ter uma comunicação interna, que pode ser feitas por Whatsapp, e-mails ou recados em painéis, algumas empresas ainda não utilizam esse método de marketing interno, porém temos vários exemplos das que usam e estão se dando bem, também pode ser notado que os funcionários falam muito bem das empresas que utilizam esse método. No Endomarketing podemos afirmar que com os eventos, festas, cafés da manhã e reuniões tem melhorado muito a comunicação entre os colaboradores da empresa, e com os que vão entrar futuramente, também tem o papel de atrair novos funcionários para instituição. O Employer Branding atrai novos funcionários e mantem os que têm na empresa assim diminui a rotatividade e evita gastos para a empresa, a comunicação com o Recursos Humanos e o Marketing da empresa que decidem os planos a serem utilizados, o marketing interno traz várias vantagens uma delas são motivação, produtividade, engajamento e bom clima organizacional, o endomarketing também é usado para melhorar a imagem institucional de uma empresa que passa por uma crise de imagem por conta de algum erro que ocorreu com a empresa, ouvir os funcionários e utilizar as dicas de Endomarketing e Employer Branding deixam os funcionários mais motivados e traz uma grande melhoria e visibilidade para empresa.
This work is intended to bring information to leave employees and supposed employees satisfied with the organizational environment, leaving a reputable company, pleasing employees and workers who enjoy a work environment, giving rewards, bonuses, and holding is events. For the organization is essential internal communication, which can be done by WhatsApp, emails or scraps on panels, some companies still do not use this internal marketing method, but they have several examples of use and are welcoming. it may also be that employees speak very well of companies that use this method. In the Endomarketing we can relate with events, parties, breakfasts and meetings with much more. has greatly improved communication among company employees, and those that come soon, will also have the role of attract new employees for the institution. Employer Branding attracts new employees and companies who have a businesslike business and avoids spending for a company, communication with the Human Resources and Marketing of the company that decides the plans to be used, internal marketing brings several advantages one of them are motivation, productivity, engagement and good organizational climate, the endomarketing is also used to improve the institutional image of a company that goes through an image crisis due to some mistake that occurred with a company, listen to the employees and use the tips of Endomarketing and Employer Branding make employees more motivated and bring great improvement and visibility to the business.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16387
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
recursoshumanos_2018_1_karolinesilva_aimportanciadoendomarketinge.pdf
  Restricted Access
286.34 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.