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Title: Um estudo sobre a retenção de talentos com foco na geração y
Authors: OLSAK, Beatriz Ribeiro
SANTOS, Catia dos
ROSA, Guilherme Gomes da
SILVA, Letícia Felix da
Advisor: TEIXEIRA, Karen dos Reis Fernandes
type of document: Monografia
Keywords: Organização (Administração);Recursos humanos
Issue Date: Jan-2018
Publisher: 172
Citation: OLSAK, B. R. et al. Um estudo sobre a retenção de talentos com foco na geração y, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Escola Técnica Estadual ETEC de Sapopemba (Fazenda da Juta - São Paulo), São Paulo, 2018.
Abstract: A definição do tema é, mais detalhadamente, um estudo de como as empresas podem reter os talentos de seus funcionários, com foco na Geração Y, que é um tema muito importante a ser estudado pois está diretamente ligado ao lucro que as organizações geram, pois, quanto maior número de profissionais trabalhando em sua área específica, mais ganho esta organização terá. Este tema está profundamente relacionado ao setor de Recursos Humanos, que é responsável pelo fator humano nas empresas bem-sucedidas. Neste trabalho, abordaremos a relação da Geração Y nas empresas, sendo uma geração jovem que trabalha com foco na carreira e resultados que agregam às instituições em que estão empregados, e que sabem usufruir da tecnologia. Também mostraremos que existe conflitos entre as gerações pois cada uma tem seu modo de agir e trabalhar, causando problemas na hora de trabalharem juntos. E, sendo o mais significativo deste trabalho, o assunto Retenção de Talentos, que é denominado um processo que atrai profissionais com características tanto de postura, quanto de capacitação, que agregam benefícios às organizações. Para identificar qual geração é mais pertinente nas empresas, se esta empresa está contratando profissionais devidamente adequados a sua missão e se este profissional possui oportunidade de somar conhecimento á está empresa, elaboramos um questionário com perguntas fechadas de múltipla escolha, através de uma pesquisa de campo no âmbito virtual, que mostrou resultados apontando que a Geração X é a geração predominante no mercado de trabalho, mas que a Geração Y também está muito presente dizendo que seus esforços são bem reconhecidos, tendo muitas oportunidades de expor suas ideias, conciliando seu conhecimento á organização.
The definition of the theme is, in more detail, a study of how companies can retain the talents of their employees, with a focus on Generation Y, which is a very important subject to study because it is directly linked to the profit that organizations generate, because, the greater number of professionals working in their specific area, the more gain this organization will have. This topic is deeply related to the Human Resources sector, which is responsible for the human factor in successful companies. In this work, we will discuss the relationship of the Generation Y in the companies, being a young generation that works with focus on the career and results that add to the institutions in which they are employed, and that they know to enjoy the technology. We will also show that there is conflict between generations because each one has its way of acting and working, causing problems when working together. And, being the most significant of this work, the topic Talent Retention, which is called a process that attracts professionals with characteristics of both posture and training, which add benefits to organizations. To identify which generation is most pertinent in companies, if this company is hiring professionals properly suited to its mission and if this professional has the opportunity to add knowledge to this company, we elaborated a questionnaire with multiple choice closed questions, through a field survey in the virtual environment, which showed results indicating that Generation X is the predominant generation in the labor market, but that Generation Y is also very present saying that their efforts are well recognized, having many opportunities to expose their ideas, reconciling their knowledge with organization.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16384
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