Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16382
Título: Percepções de profissionais LGBT sobre o preconceito no mercado de trabalho
Autor(es): FERREIRA, Andreia Rodrigues
MORILHÃO, Bruna Azevedo
FLORÊNCIO, Helena da Conceição
Orientador(es): TEIXEIRA, Karen dos Reis Fernandes
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Orientação sexual;Discriminação
Data do documento: Jun-2018
Editor: 172
Referência Bibliográfica: FERREIRA, A. R. ; MORILHÃO, B. A. ; FLORÊNCIO, H. da C. Percepções de profissionais LGBT sobre o preconceito no mercado de trabalho, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Escola Técnica Estadual ETEC de Sapopemba (Fazenda da Juta - São Paulo), São Paulo, 2018.
Resumo: O presente trabalho teve como intuito mostrar a dificuldade enfrentada por profissionais LGBT para adentrar no mercado de trabalho devido ao preconceito. Tornando-se necessário este estudo para poder compreender quais as estratégias que os Recursos Humanos utilizam com os funcionários da organização para que estes novos profissionais não sofram preconceito e segregação dentro do ambiente de trabalho após a contratação. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi compreender o modo como a diversidade é percebida nas organizações na visão do público LGBT. Para a realização deste estudo foi realizada uma pesquisa de campo com 61 participantes. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário semiestruturado com 10 questões visando os objetivos da pesquisa. Concluiu-se que, de forma geral, a diversidade nas organizações ainda é vista de maneira preconceituosa, principalmente por colegas de trabalho, isto reforça a importância de utilizar o treinamento como ferramenta para inclusão destes profissionais nas empresas
El presente trabajo tuvo como objetivo exponer la dificultad enfrentada por profesionales LGBT para adentrarse al mercado de trabajo debido al prejuicio sufrido. Se hace necesario este estudio para comprenderse cuáles son las estrategias que los Recursos Humanos utilizan con los funcionarios de la organización para que estos nuevos profesionales no sufran prejuicio y segregación dentro del ambiente de trabajo después de la contratación. Siendo así, el objetivo de esta investigación fue comprender el modo en que la diversidad es percibida en las organizaciones en la visión del público LGBT. Para la realización de este estudio se realizó una encuesta de campo con 61 participantes. Para la recolección de datos se elaboró un cuestionario semiestructurado con 10 preguntas para los objetivos de la investigación. Se concluyó que, de forma general, la diversidad en las organizaciones todavía es vista de manera preconcebida, principalmente por compañeros de trabajo, esto refuerza la importancia de utilizar el entrenamiento como herramienta para la inclusión de estos profesionales en las empresas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16382
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
recursoshumanos_2018_1_andreiarodrigues_percepçoesdeprofissionaislgbtsobre.pdf
  Restricted Access
489.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.